Questões com comentário sobre Estruturas Geológicas e as Placas Tectônicas - Simulado Enem

Questões com comentário sobre Estruturas Geológicas e as Placas Tectônicas - Simulado Enem

Dentre os assuntos para o Enem mais cobrados em prova este tema é sim um dos que mais cai. Sem dúvida assunto sobre Estruturas Geológicas e as Placas Tectônicas tem uma grande relevância na prova do Enem. É um tema muito cobrado na prova do Enem e que pode cair uma questão sobre esse assunto. A seguir você poderá resolver questões sobre Estruturas Geológicas e as Placas Tectônicas. São questões com respostas e comentários que vai te ajudar a tirar dúvida sobre esse tema que cai na prova do Enem.

Questões resolvidas e comentadas para o Enem. Questão com comentário.

Tipos de Estruturas Geológicas: dobramentos, falhas e rupturas

Uma região geologicamente ativa pode apresentar diferentes tipos de estruturas, tais como dobramentos, falhas e rupturas. Essas estruturas resultam de processos tectônicos e podem ser identificadas por meio de estudos geológicos e geofísicos.

Com base nessas informações, qual alternativa apresenta uma característica correta de cada um desses tipos de estruturas geológicas?

a) Dobramentos: resultam do encurvamento das camadas rochosas, podendo formar cadeias de montanhas.
b) Falhas: são causadas pelo movimento lateral das placas tectônicas, podendo gerar tsunamis.
c) Rupturas: ocorrem quando as rochas se rompem devido a forças compressivas, podendo originar vulcões.
d) Dobramentos: resultam do movimento vertical das placas tectônicas, podendo gerar terremotos.

Comentário: A alternativa correta é a letra a, já que os dobramentos resultam do encurvamento das camadas rochosas, que pode ocorrer devido a forças compressivas. Dessa forma, podem formar cadeias de montanhas, como é o caso da Cordilheira dos Andes e dos Alpes. As outras alternativas apresentam características incorretas das estruturas geológicas em questão, não sendo condizentes com os conhecimentos sobre o assunto.



Formação das Estruturas Geológicas

A formação das estruturas geológicas está ligada ao movimento das placas tectônicas. Existem diversos processos geológicos que atuam na formação de tais estruturas. Com base nesses conhecimentos, qual alternativa apresenta corretamente um processo importante de formação das estruturas geológicas?

a) A erosão é responsável pela formação de dobramentos nas camadas de rochas sedimentares.
b) As falhas são formadas a partir da pressão exercida pelo manto terrestre sobre as rochas continentais. c) O intenso vulcanismo é um dos principais responsáveis pela formação das estruturas geológicas em áreas de subducção.
d) A sedimentação é um processo que atua na formação de rochas magmáticas intrusivas.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, já que o vulcanismo intenso é um processo importante no movimento das placas tectônicas, principalmente em áreas de subducção, onde uma placa oceânica é empurrada para debaixo de uma placa continental. O processo resulta na formação de estruturas geológicas como cadeias de montanhas e arcos vulcânicos. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou irrelevantes sobre a formação de estruturas geológicas, não sendo condizentes com os conhecimentos sobre o assunto.

Tipos de placas tectônicas: convergentes, divergentes e transformantes

As placas tectônicas são estruturas rígidas que compõem a crosta terrestre e estão em constante movimento. Existem três tipos principais de placas tectônicas: convergentes, divergentes e transformantes. Com base nesses conhecimentos, qual alternativa apresenta corretamente uma característica de cada tipo de placa?

a) Placas convergentes: estão em constante separação e são responsáveis pela formação de cordilheiras submarinas.
b) Placas divergentes: movem-se em uma direção vertical, afastando-se uma da outra, podendo originar riftes continentais.
c) Placas transformantes: deslizam em direções opostas, podendo causar terremotos significativos ao longo das regiões onde acontece o atrito.
d) Placas convergentes: movem-se em um sentido paralelo umas às outras, podendo gerar cadeias de vulcões ao longo das regiões onde entram em contato.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, uma vez que as placas transformantes deslizam em direções opostas, causando atrito e, consequentemente, terremotos significativos. Já as placas convergentes movem-se em direção uma da outra e podem originar cordilheiras, como os Andes. As placas divergentes movem-se em direção oposta, afastando-se uma da outra, e podem originar riftes continentais, como o Grande Vale do Rift da África Oriental. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre as características dos diferentes tipos de placas tectônicas.



Falhas transformantes e limites de placas

Os limites de placas tectônicas são zonas onde ocorrem as mais intensas atividades sísmicas e vulcânicas do planeta. As falhas transformantes são limites de placas onde ocorre deslizamento horizontal ao longo da linha de falha. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente uma característica da falha transformante?

a) As falhas transformantes são limites de placas tectônicas que se afastam uma da outra, gerando aberturas e criando um espaço para o magma subir até a superfície.
b) As falhas transformantes são limites de placas tectônicas que se aproximam uma da outra, gerando zonas de instabilidade que podem causar erupções vulcânicas.
c) As falhas transformantes são limites de placas tectônicas onde ocorre deslizamento horizontal ao longo da linha de falha, podendo gerar terremotos significativos.
d) As falhas transformantes são limites de placas tectônicas que se movem para cima e para baixo, gerando zonas de compressão que podem criar cordilheiras.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, uma vez que as falhas transformantes são limites de placas tectônicas onde ocorre deslizamento horizontal ao longo da linha de falha, podendo gerar terremotos significativos. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre as características das falhas transformantes e limites de placas tectônicas. É importante destacar a relação entre as falhas transformantes e os terremotos, visto que essas falhas podem gerar terremotos de grande magnitude, como é o caso da Falha de San Andreas, na Califórnia (EUA).

O movimento das placas tectônicas e sua influência nos continentes

O movimento das placas tectônicas é responsável pelas mudanças na configuração dos continentes ao longo do tempo geológico. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do movimento das placas tectônicas para a formação dos continentes?

a) As placas tectônicas se afastam uma da outra nos limites divergentes, gerando uma zona de instabilidade que causar o afundamento do solo.
b) A colisão entre as placas tectônicas nos limites convergentes pode originar o magma que pode se solidificar para formar as rochas magmáticas.
c) O movimento das placas tectônicas pode gerar vulcanismo apenas nos limites convergentes, favorecendo a formação de novos continentes.
d) As placas transformantes tendem a se separar verticalmente, gerando fraturas no solo que podem levar ao surgimento do oceano.

Comentário:

A alternativa correta é a letra b, uma vez que a colisão entre as placas tectônicas nos limites convergentes é capaz de gerar magma, que pode se solidificar e se acumular para formar as rochas magmáticas que constituem os continentes. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre o movimento das placas tectônicas e sua influência nos continentes. É importante enfatizar que as placas tectônicas são responsáveis não apenas pela formação dos continentes, mas também pela formação de cadeias de montanhas, como a cordilheira dos Andes e o Himalaia, e pela atividade vulcânica, que pode ocorrer tanto em limites convergentes quanto em limites divergentes.

A formação dos oceanos e da cadeia de montanhas submarinas

A formação dos oceanos e das cadeias de montanhas submarinas é um processo que ocorre ao longo do tempo geológico. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente uma consequência da formação dos oceanos e das cadeias de montanhas submarinas?

a) O movimento das placas tectônicas pode gerar fraturas no solo oceânico, permitindo que o magma suba para a superfície e forme novas ilhas vulcânicas.
b) A formação dos oceanos é causada pela separação das massas continentais, enquanto a formação das cadeias de montanhas submarinas é gerada pela colisão entre placas tectônicas.
c) Os oceanos se formam a partir do deslocamento do solo continental, enquanto as cadeias de montanhas submarinas originam-se da solidificação do magma no fundo do mar.
d) A formação dos oceanos e das cadeias de montanhas submarinas não possui relação com a atividade das placas tectônicas, sendo causada por processos internos da Terra.

Comentário:

A alternativa correta é a letra b, uma vez que a formação dos oceanos é consequência da separação das massas continentais, enquanto a formação das cadeias de montanhas submarinas é gerada pela colisão entre placas tectônicas. Esses processos são influenciados diretamente pelo movimento das placas tectônicas, que são responsáveis pela distribuição dos continentes e pela atividade sísmica e vulcânica, que ocorre principalmente nos limites de placas. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a formação dos oceanos e das cadeias de montanhas submarinas.



O anel de fogo do Pacífico: características e importância

O Anel de Fogo do Pacífico é uma região altamente sísmica e vulcânica que envolve o oceano Pacífico. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente uma característica do Anel de Fogo do Pacífico?

a) O Anel de Fogo do Pacífico é uma zona de formação de rochas sedimentares que é responsável pela diversidade de vida marinha na região.
b) As atividades sísmicas e vulcânicas do Anel de Fogo do Pacífico são causadas pela subducção de placas tectônicas que ocorrem na região.
c) O Anel de Fogo do Pacífico é uma zona de baixa atividade sísmica e vulcânica, o que permite a exploração comercial de petróleo na região.
d) As atividades sísmicas e vulcânicas do Anel de Fogo do Pacífico são responsáveis pela formação de grandes planícies abissais na região.

Comentário:

A alternativa correta é a letra b, uma vez que as atividades sísmicas e vulcânicas do Anel de Fogo do Pacífico são causadas pela subducção de placas tectônicas que ocorrem na região. Essa é uma característica marcante do Anel de Fogo do Pacífico, que concentra cerca de 75% das atividades vulcânicas do mundo e é responsável pela formação de várias ilhas e elevações submarinas. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre o Anel de Fogo do Pacífico e suas características. É importante destacar que o conhecimento sobre essa região é de grande importância para a compreensão e prevenção de grandes desastres naturais, como terremotos e tsunamis.

Vulcanismo: tipos e causas

O vulcanismo é um fenômeno natural que ocorre quando há a manifestação do magma no interior da Terra. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente uma causa do vulcanismo?

a) A erosão do solo ao redor das cadeias de montanhas pode causar a liberação do magma no interior da Terra.
b) A mudança da temperatura ambiente pode gerar fraturas no solo, permitindo a saída do magma através de erupções vulcânicas.
c) O movimento das placas tectônicas pode gerar a formação de vulcões em zonas de subducção e rifteamento.
d) A perda de água subterrânea pode causar o aumento da pressão do magma no interior da Terra, gerando erupções vulcânicas.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, uma vez que o movimento das placas tectônicas pode gerar a formação de vulcões em zonas de subducção e rifteamento, onde há a acumulação do magma em locais específicos. Esse é o caso da região do Anel de Fogo do Pacífico, que concentra grande parte dos vulcões ativos do mundo. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a causa do vulcanismo. É importante destacar que o estudo do vulcanismo é fundamental para compreensão das transformações geológicas da Terra, geração de recursos naturais e prevenção de desastres naturais relacionados às erupções vulcânicas.

Terremotos: como são formados e sua relação com as placas tectônicas

Os terremotos são eventos naturais que podem ocorrer em qualquer parte do planeta e têm relação com a movimentação das placas tectônicas. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente como os terremotos são formados?

a) Os terremotos são causados pela formação de rachaduras no solo devido à erosão do solo.
b) Os terremotos são formados pelo aumento da pressão atmosférica que gera choques nas camadas geológicas.
c) Os terremotos são formados pela liberação de energia acumulada nas regiões próximas às placas tectônicas.
d) Os terremotos são formados pela concentração de gases no interior da Terra que pressionam o solo.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, uma vez que os terremotos são formados pela liberação de energia acumulada nas regiões próximas às placas tectônicas, quando ocorre o movimento das placas. Essa energia é liberada na forma de ondas sísmicas que se propagam pelo solo terrestre. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a formação dos terremotos. É importante destacar que o estudo dos terremotos é fundamental para compreensão das transformações geológicas da Terra, prevenção de desastres naturais e planejamento urbano em locais propensos a terremotos.

Tsunamis: como são formados e sua relação com os terremotos

Os tsunamis são grandes ondas que se propagam pelo oceano e podem causar destruição em áreas costeiras. Esses eventos naturais têm relação com a ocorrência de terremotos. Com base nessas informações, qual alternativa apresenta corretamente como os tsunamis são formados?

a) Os tsunamis são formados pela elevação do nível do mar devido ao derretimento das geleiras polares. b) Os tsunamis são formados pela ação da lua e das marés que geram grandes ondas no oceano.
c) Os tsunamis são formados pela liberação de energia sísmica causada por terremotos no fundo do oceano.
d) Os tsunamis são formados pela ação dos ventos no oceano que geram grandes ondas.

Comentário:

A alternativa correta é a letra c, uma vez que os tsunamis são formados pela liberação de energia sísmica causada por terremotos no fundo do oceano. Quando ocorre um terremoto nessa região, a energia liberada pode gerar grandes ondas que se propagam pelo oceano, podendo atingir áreas costeiras distantes. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a formação dos tsunamis. É importante destacar que a ocorrência de tsunamis é uma questão de segurança pública, sendo necessário que sejam implementadas medidas preventivas por parte dos governos para minimizar os impactos de tsunamis em populações costeiras.

As consequências dos desastres naturais relacionados às estruturas geológicas

Qual é a relação entre os desastres naturais e as estruturas geológicas?

A) Os desastres naturais não têm relação com as estruturas geológicas.
B) As estruturas geológicas são as causas dos desastres naturais.
C) Os desastres naturais podem ser influenciados pelas características das estruturas geológicas.
D) As estruturas geológicas são imunes aos desastres naturais.

Comentário: A resposta correta é a alternativa C. Os desastres naturais, como terremotos e vulcões, podem ser influenciados pelas características das estruturas geológicas, como a presença de falhas e a composição química das rochas. Por isso, é importante estudar esses aspectos para prevenir e mitigar os efeitos desses eventos naturais.

Recursos minerais encontrados em zonas geologicamente ativas

Qual é o efeito da atividade geológica na distribuição de recursos minerais de um determinado local?

A) A atividade geológica não tem influência na distribuição de recursos minerais.
B) A atividade geológica pode afetar a quantidade e qualidade dos recursos minerais em uma região.
C) A atividade geológica impede a formação de recursos minerais em uma área.
D) A atividade geológica aumenta a diversidade dos recursos minerais em um determinado local.

Comentário: A resposta correta é a alternativa B. A atividade geológica, como a movimentação de placas tectônicas e as erupções vulcânicas, pode afetar a formação e a qualidade dos recursos minerais de uma região. Por exemplo, a movimentação de placas pode criar condições para a formação de jazidas de minério, enquanto as erupções vulcânicas podem expelir minerais valiosos. É importante entender como esses processos geológicos afetam os recursos minerais para uma exploração mais eficiente.

O papel da geologia na exploração de petróleo e gás natural

Qual é o papel da geologia na exploração de petróleo e gás natural?

A) A geologia não tem nenhuma influência na exploração de petróleo e gás natural.
B) A geologia é responsável por escolher a localização dos poços de petróleo e gás natural.
C) A geologia é responsável por identificar as rochas que contêm petróleo e gás natural.
D) A geologia é responsável por extrair o petróleo e gás natural do subsolo.

Comentário: A resposta correta é a alternativa C. A geologia desempenha um papel fundamental na exploração de petróleo e gás natural, pois é através dela que se identifica as formações rochosas que contêm esses recursos. Além disso, é a partir da análise geológica que se determina a viabilidade da extração e a melhor forma de conduzi-la. É importante ressaltar que a exploração de petróleo e gás natural deve ser realizada com responsabilidade ambiental, levando em consideração os impactos causados pela atividade na natureza e nas comunidades afetadas.

A relação entre as estruturas geológicas e a hidrografia

Qual é a relação entre as estruturas geológicas e a hidrografia em uma determinada região?

A) As estruturas geológicas não possuem qualquer influência na formação da hidrografia de uma região.
B) As estruturas geológicas podem influenciar a formação de rios, lagos e aquíferos em uma região.
C) A hidrografia é formada exclusivamente por processos climáticos e não tem relação com as estruturas geológicas.
D) A hidrografia é formada apenas por água subterrânea e não tem relação com as estruturas geológicas.

Comentário: A resposta correta é a alternativa B. As estruturas geológicas, como as rochas e as falhas, podem influenciar a formação de rios, lagos e aquíferos em uma região. Por exemplo, uma região com solos calcários pode apresentar um sistema de rios subterrâneos, enquanto uma região com rochas porosas pode formar um aquífero. Entender essas relações é fundamental para a gestão dos recursos hídricos, garantindo que a exploração seja realizada de forma sustentável e preservando o equilíbrio ecológico.



O papel da geologia na construção de barragens e usinas hidrelétricas

Com base no conhecimento sobre os tipos de rochas e solos e seu papel na construção de barragens e usinas hidrelétricas, qual é a principal função da geologia nesses processos?

A) Determinar a posição exata da barragem ou usina hidrelétrica para evitar possíveis desastres naturais.
B) Avaliar a qualidade da água e a quantidade de peixes no rio onde a barragem ou usina hidrelétrica será construída.
C) Identificar as rochas e os solos mais adequados para servirem de base para a barragem ou usina hidrelétrica.
D) Analisar o clima e as condições de temperatura para garantir que a barragem ou usina hidrelétrica seja construída em um ambiente seguro.

Comentário na resposta certa: Letra C - Identificar as rochas e os solos mais adequados para servirem de base para a barragem ou usina hidrelétrica. A geologia é fundamental na escolha do local exato onde a barragem ou usina hidrelétrica será construída, pois é necessária a utilização de solos e rochas que sejam capazes de oferecer suporte adequado ao peso e às pressões exercidas pela água armazenada na barragem ou pelos equipamentos da usina hidrelétrica. Desse modo, a seleção do tipo de rocha e solo é de extrema importância para a garantia da segurança da estrutura.

Erosão e sedimentação: como moldam a superfície da Terra

Com base no conhecimento sobre erosão e sedimentação e seu papel na moldagem da superfície da Terra, qual é principal mecanismo responsável pela formação de vales e desfiladeiros?

A) Ação do vento sobre rochas sedimentares ao longo de milhões de anos;
B) Desgaste da superfície pela movimentação de geleiras durante períodos glaciais;
C) Dissolução de rochas calcárias devido à ação da chuva ácida;
D) Ação das águas correntes, que vão erodindo o material ao redor e desgastando o solo.

Comentário na resposta certa: Letra D - Ação das águas correntes, que vão erodindo o material ao redor e desgastando o solo. A erosão fluvial é o processo responsável pela formação de vales e desfiladeiros na superfície da Terra. Isso ocorre quando as águas correntes, ao longo do tempo, vão cortando e erodindo o solo ao seu redor, causando o desgaste do terreno e moldando a superfície da Terra. Desse modo, vários elementos geomorfológicos são criados, como vales, desfiladeiros, cânions e planícies aluviais.

A importância da geologia na agricultura e no uso do solo

Com base no conhecimento sobre a importância da geologia na agricultura e no uso do solo, qual é a principal função da análise do solo?

A) Determinar o clima mais adequado para a plantação de determinada cultura agrícola;
B) Avaliar a quantidade de água necessária para irrigar o solo em função da umidade do ar;
C) Identificar quais nutrientes se encontram em maior ou menor quantidade no solo, permitindo saber quais fertilizantes utilizar;
D) Quantificar a quantidade de rochas presentes no solo, traçando ideias para futuras explorações.

Comentário na resposta certa: Letra C - Identificar quais nutrientes se encontram em maior ou menor quantidade no solo, permitindo saber quais fertilizantes utilizar. A análise do solo é um procedimento fundamental para se determinar a presença de nutrientes no solo como fósforo, nitrogênio, potássio, entre outros, e a sua quantidade disponível para as plantas. Esse conhecimento permite a aplicação de fertilizantes específicos para cada tipo de cultura, aumentando a produtividade e minimizando danos ao meio ambiente. Desse modo, a análise do solo se torna uma importante ferramenta para a agricultura sustentável.

A influência da atividade sísmica nas edificações urbanas

Qual é a principal consequência do aumento da atividade sísmica em áreas urbanas?

a) A diminuição da umidade do solo, o que torna as construções mais seguras.
b) A elevação da temperatura do subsolo, o que pode prejudicar a estabilidade dos edifícios.
c) O aumento da pressão atmosférica, o que causa rachaduras nas edificações.
d) O enfraquecimento do solo, o que pode comprometer a segurança das construções.
e) A melhoria da circulação de ar no subsolo, o que torna as construções mais saudáveis.

Comentário: A alternativa correta é a letra d) pois o enfraquecimento do solo pode afetar a estabilidade das construções, tornando-as mais vulneráveis a danos em caso de terremotos. É importante que as construções em áreas sísmicas sejam projetadas para suportar os possíveis impactos das atividades sísmicas.

A importância da preservação ambiental nas regiões geologicamente ativas.

Qual é a principal consequência da falta de preservação ambiental em regiões geologicamente ativas?

a) O aumento da atividade sísmica, o que pode levar a desastres naturais.
b) A diminuição da poluição atmosférica, o que torna as regiões mais seguras para a saúde humana.
c) A melhoria da resistência das rochas, o que evita a ocorrência de deslizamentos.
d) O aumento da produtividade agrícola, o que beneficia a economia local.
e) A diminuição da incidência de enchentes, o que melhora a qualidade de vida dos habitantes.

Comentário: A alternativa correta é a letra a) pois a falta de preservação ambiental pode resultar em desmatamento, construções em locais inadequados e outros fatores que aumentam a vulnerabilidade da região a terremotos e outros desastres naturais. A preservação da natureza nas áreas geologicamente ativas é fundamental para garantir a segurança e bem-estar da população local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões