Resumo sobre a Faixa de Gaza

Resumo sobre o conflito na faixa de Gaza - Questões atuais


Fazem parte também do conflito as características
 religiosas dos habitantes do local, os quais
se chocam principalmente com os israelenses
Atualmente se fala muito no conflito na faixa de Gaza e esse, sem dúvida, será tema em prova do ensino médio e em concursos, vestibulares e Enem. Então preparamos um resumo sobre o conflito na faixa de Gaza para que você possa ficar por dentro de alguns tópicos interessantes que podem ser cobrados na prova.
A princípio é importante que você saiba que a Faixa de Gaza é um território que está localizado no Oriente Médio e possui um desenvolvimento muito pequeno, além disso é considerado uma das regiões mais conflitantes do planeta devido aos constantes conflitos.
O território conhecido e denominado como Faixa de Gaza foi dominado por muito tempo pelo Império Otomano. A posse da região só modificou de dono com o fim da Primeira Grande Guerra Mundial, no momento em que os britânicos conseguiram obter o domínio da região. Depois do fim da Segunda Grande Guerra Mundial a situação ficou muito tensa no Oriente Médio e foi criado o Estado de Israel. Os conflitos que se ligam à criação e à existência deste fizeram com que a região de Gaza recebesse milhares de refugiados palestinos que foram expulsos de Israel.
O palavra “Faixa de Gaza” tem sua origem na Antiguidade, o termo é uma referência à principal cidade da região, Gaza. A região é situado no Oriente Médio e faz fronteiro com o Egito, ao sul, com Israel, ao norte e leste, e banhado pelo Mar Mediterrâneo. Com aproximadamente 41 Km de extensão, a Faixa de Gaza apresenta largura que varia entre os 6 e 12 Km, totalizando 360 Km². O território foi dividido em cinco partes: Rafah, Khan Yunis, Dayr AL-Balah, Cidade de Gaza e Norte de Gaza. É uma região árida de clima temperado, marcada por ser plana, tendo como maior altitude 105 m.
Esse local apresenta precárias condições de vida, não existe infra-estrutura adequada e por consequência a economia é bastante precária. Somente treze porcento das terras da Faixa de Gaza são aráveis. Mesmo sem ter condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra, possui 1,4 milhões de habitantes no pequeno território. Sua população é muito marcada pela religião islâmica, sendo mais de 99% dos habitantes fiéis muçulmanos. Entre estes se destaca ainda a soberania dos muçulmanos sunitas. Os demais da população professa a fé cristã, mas não soma sequer 1% dos habitantes. A língua mais falada na Faixa de Gaza é o árabe, depois vem o hebraico.
A região da Faixa de Gaza possui muitos conflitos, é disputado e ocupado militarmente por outros países. Existe lá um constante clima de tensão na região por causa de correntes guerras. A região não é oficialmente reconhecida como parte integrante de algum país soberano, a Faixa de Gaza é toda cercada por muralhas nas divisas com Israel e com o Egito. A Autoridade Nacional Palestina, contudo, reivindica a região como território pertencente aos palestinos.
A inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono do território da Faixa de Gaza gerou vários conflitos no local. Fazem parte também do conflito as características religiosas dos habitantes do local, os quais se chocam principalmente com os israelenses. Israel, por sinal, ocupou militarmente a região entre junho de 1967 e agosto de 2005. Hoje ainda, Israel é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.
Em Junho de 2007, um confronto armado envolvendo o Fatah e o Hamas transferiu o controle da Faixa de Gaza para o Hamas.

Esse resumo sobre a faixa de gaza irá te ajudar a ficar por dentro de temas atuais e que podem cair na prova do Enem, então aproveite e faça também uma avaliação do que você aprendeu resolvendo as questões do texto acima:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões