questões de conhecimentos gerais e atualidades que caíram em 2012

Simulado com questões de conhecimentos gerais e atualidades que caíram em 2012


Acompanhe algumas questões de conhecimentos gerais e atualidade que caíram em prova de concurso em 2012. Faça uma avaliação online resolvendo as questões de conhecimentos gerais e atualidades que estiveram presente nas principais provas de concurso publico em 2012.

1.No dia 30 de novembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff concedeu o parecer sobre o projeto de lei aprovado na câmera dos deputados que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo. O parecer da presidente na ocasião foi:

a) Sancionou, com vetos em alguns artigos.
b) Vetou todo o projeto de lei.
c) Deixou a decisão para o judiciário.
d) Vetou a lei para os estados litorâneos
e) Sancionou, sem vetos, todo o projeto de lei

2.Nos últimos anos, o número de estudante em instituições de Ensino Superior cresceu sistematicamente no Brasil. Alguns fatores ajudam a compreender esse resultado numericamente positivo, tais como melhoria das condições de vida, as novas necessidades do mercado de trabalho, além da criação de programas institucionais de incentivo aos estudantes. O programa que incentiva diretamente o ingresso de estudantes no Ensino superior por meio de concessão de bolsas de estudo, parciais ou integrais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas, é:

a) Enem
b) Prouni
c) Bolsa família
d) Enade
e) Encceja

3. O Brasil é um dos países sul-americanos que mais atraem imigrantes internacionais. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, aproximadamente 455 mil pessoas imigraram para o Brasil nos últimos 10 anos, sendo que nos dois últimos anos houve a intensificação da entrada de estrangeiros no país. Considerando as duplas de países a seguir, a origem da maioria dos imigrantes, no Brasil, é dos seguintes países sul-americanos:

a) Haiti e Bolívia
b) Chile e Equador
c) Paraguai e México
d) Equador e Haiti
e) Bolívia e Paraguai

4.Apesar de o Brasil ser o quinto país do mundo em extensão territorial, sua população concentra-se nas chamadas áreas metropolitanas, que contêm hoje 28,8% dos habitantes do país e onde se verificam os mesmo problemas de outras cidades do mundo. O crescimento das cidades promove diversas transformações climáticas, sendo a principal, que ocorre no território urbano, é:

a) O aumento dos níveis dos lençóis freáticos nas regiões centrais.
b) A diminuição do efeito estufa com a aplicação de novas tecnologias.
c) O menor impacto das chuvas com a construção das geleiras pluviais.
d) A expansão da coleta seletiva diminuindo a emissão de gases tóxicos.
e) O aumento das temperaturas em comparação aos espaços rurais.

5. A organização das nações unidas, por meio do programa das nações unidas para o desenvolvimento, utiliza o índice de desenvolvimento humano para compreender as desigualdades socioeconômicas e propor medidas que viabilizam melhores condições de vida, principalmente para os países subdesenvolvidos. O IDH é formado por indicadores econômicos de um ranking de desenvolvimento entre os lugares. Entre os indicadores a seguir, o utilizado pela ONU no IDH que abrange a perspectiva social é:

a) Produto interno Bruto
b) Taxa de natalidade
c) Renda per capta
d) Expectativa de vida
e) Índice de urbanização

 
_____________

Gabarito das questões de conhecimentos gerais e atualidade que caiu nas provas de concurso em 2012:
1.a – 2.b – 3.e – 4.e – 5.c

_____________


Nosso blog oferece uma quantidade enorme de questões atualizadas que caíram nas provas anteriores no ano de 2012, navegue e estude ao máximo para obter maior conhecimento em várias áreas cobradas nos editais dos concursos públicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões