Eu odeio erros de ortografia!


Esse é o nome de uma comunidade no Orkut e a principal dúvida está na frase “Erros de ortografia”. Usuários do Orkut discutem, veja o comentário de alguns deles deles:
___________________________________
"Ortografia" quer dizer "escrita correta" (orto = correto; grafia = escrita). Portanto, dizer "erros de ortografia" é o mesmo que dizer "erros de escrita correta", o que é absurdo. O correto seria dizer "erros de grafia".

Mas, pelo menos, esse não é um erro de grafia!

____________________________

Eu estaria errando se afirmasse "Eu odeio erros na ortografia", porque isso consistiria em odiar erros que estão dentro da grafia correta, sendo ela livre de erros, porém o nome da comunidade é "Eu odeio erros de ortografia", desenvolvendo assim um contexto de odiar que cometam erros na hora de escrever conforme manda a ortografia das palavras. Deu pra entender?
(Serve também pra Priscilla que afirmou um pleonasmo colocar esse nome na comunidade)

E, além de tudo, acho que "Eu odeio erros de ortografia" soa melhor que "Eu odeio erros de grafia", portanto retorno o nome da comunidade para "Eu odeio erros de ortografia!".

Acho legal que tenham discutido sobre isso e se alguém ainda se opõe, continue argumentando.

Qualquer problema, por favor mande scrap pedindo meu MSN, e já deixo avisado que procuro não cometer erros de ortografia, mas de grafia, no MSN, eu cometo.
Porque, afinal, quem consegue escrever assim, tão certinho, o tempo todo?
:B
Beijos!...
______________________________

Confirmando!
GRAFIA


{verbete}
Datação
1858 cf. MS6

Acepções
■ substantivo feminino
Rubrica: gramática, lingüística.
1 representação escrita de uma palavra; escrita, transcrição
Ex.: a palavra quatro possui duas g., quatro e 4

1.1 cada uma das possíveis maneiras de representar por escrito uma palavra (inclusive as consideradas incorretas); p.ex., Ivan e Ivã; atrás (grafia correta) e atraz (grafia incorreta); farmácia (grafia atual) e pharmacia (grafia antiga)

1.2 transcrição fonética da fala, por meio de um alfabeto fonético ('sistema convencional')


Logo, grafia é TODA e QUALQUER forma de escrever uma palavra, desde que seja possível sua compreensão!

Se eu quiser escrever "FASSO" não será considerado um erro de grafia, já que é possível entender o que a palavra "FASSO" significa, mas sim um erro de ORTOGRAFIA!

Portanto, se eu colocar o nome da comunidade de "Eu odeio erros de grafia", cometerei um pleonasmo, pois não existe erro na hora de escrever uma palavra, desde que seja possível entender para que fim ela foi destinada.

Certo, portanto, a expressão "Eu odeio erros de ortografia", já que o que eu expresso aqui é que a palavra "FASSO" não segue a grafia correta (ortografia) das palavras, conforme a chamada língua culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões