Brasil: conflitos e cooperação na Bacia Platina - Questões e Exercícios

Brasil: conflitos e cooperação na Bacia Platina

O Brasil divide fronteiras com doze nações sul-americanas, incluindo a Guiana Francesa. Nas últimas décadas, os governantes brasileiros tem visto as fronteiras do país como linhas de cooperação e não de separação com seus vizinhos. Mas nem sempre foi assim, principalmente na Bacia Platina, também conhecida como Bacia do Prata. A seguir você poderá resolver questões relacionadas a temas importante sobre os conflitos e cooperação na Bacial Platina. São questões atualizadas de geografia que te ajudará a fazer uma avaliação online sobre temas cobrados na prova do Enem. Questões de geografia do Nível médio sobre os conflitos e comparação na Bacia Platina. Exercícios do nível médio com respostas em um gabarito online. Exercícios atualizados de geografia.

.....

Brasil: conflitos e cooperação na Bacia Platina - Questões e Exercícios.

1. No passado colonial, os atuais territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai integraram o vice-reino do Rio da Prata, subordinado:

a) à Espanha
b) ao México
c) à Portugal
d) à Itália
e) ao Vaticano 

2. Apenas em 1801 ficaram estabelecidas as fronteiras do Rio Grande do Sul com o Vice-Reinado Espanhol do Rio da Prata, pelo:

a) Tratado de Versalhes 
b) Tratado de Tordesilhas
c) Tratado de Badajós 
d) Acordo da Prata
e) Acordo entre fronteiras 

3. Em 1816, a mando de dom João, loso-brasileiros ocuparam a Banda Oriental do Uruguai. Em 1821, essa região foi incorporada ao Brasil com o nome de:

a) Rio de janeiro
b) Cidade Platina
c) Província Cisplatina 
d) Vilarejo do Rio
e) Cidade do Rio da Prata 

4. Lançado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1958, tinha o objetivo de estreitar relações entre países da América e pressionar os Estados Unidos para que tomassem iniciativas de maior cooperação com o desenvolvimento continental:

a) Operação Pan-Americana
b) Acordo das Relações Unidas
c) Tratado dos Países continental 
d) Iniciativas Entre Nações ( IEN)
e) Terno das Américas Unidas 

5. Leia:

I. Desde a criação do Mercosul, em 1991, o volume do comércio entre países-membros tem diminuído. Em 2006, impulsionadas pelo aumento do comércio bilateral do Brasil com a Argentina, as exportações no interior do bloco diminuíram mais de 20%.

II. Dez anos depois de firmado o bloco, o Brasil assumiu a liderança entre os parceiros comerciais, e entre 2004 e 2010, manteve-se numa situação comercial favorável no relacionamento com os demais integrantes.

III. A partir de 1999, alguns problemas nas economias, principalmente do Brasil e da Argentina, influíram na redução das trocas comerciais do Mercosul.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta
b) a I e a II estão corretas
c) a II e a III estão corretas 
d) todas estão corretas
e) nenhuma está correta




.....

Gabarito com as respostas das questões de geografia acima:
1.a - 2.c 0 3.c - 4.a - 5.c

Comentários

Unknown disse…
Valeu suas perguntas me ajudaram muito, obrigado ❤❤😍😍

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões