Diferentes modos de ver o mundo - questões de geografia atual
Diferentes modos de ver o mundo - questões atualizadas de geografia
Pode-se observar, estudar e regionalizar o mundo de diferentes maneiras. Se a intenção é estudá-lo do ponto de vista físico, é possível fazê-lo a partir das formas de relevo, dos tipos de solo e clima e da vegetação natural, além da combinação desses elementos, que, por sua vez, definem as paisagens naturais da Terra. Outras opções é se concentrar no estudo da formação dos continentes. Acompanhe neste simulado online questões de geografia sobre os diferentes modos de ver o mundo. As questões de geografia são atuais e podem cair na prova do Enem. São questões de geografia do nível médio atualizadas que irá te auxiliar nos estudos e te ajudar a fazer uma avaliação online.
....
Diferentes modos de ver o mundo - questões atualizadas de geografia:
1. Há diversas paisagens naturais na Terra que resultam da combinação e interação dos elementos físicos nos diversos lugares e regiões do planeta. Com base nessa combinação e interação, pode-se regionalizar a Terra em cinco grandes paisagens naturais citadas abaixo, exceto:
a) polares
b) temperadas
c) altas montanhas
d) desérticas
e) extremas
2. Leia:
I. Há Estados que exercem grande poder político e militar sobre outros Estados, influenciando suas decisões, como é o caso dos Estados Unidos e outros.
II. Os Estados apresentam entre si semelhança no desenvolvimento cientifico, tecnológico e socioeconômico.
III. Os Estados Unidos, a Europa e o Japão formam as principais áreas de inovação cientifica e tecnológica.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está correta
b) a I e a II estão corretas
c) a I e a III estão corretas
d) a II e a III estão corretas
e) a I a II e a III estão corretas.
3. Outra maneira de observar o mundo é a partir do PIB que é:
a) a soma do valor total dos bens e serviços produzidos por um país em certo período de tempo.
b) a quantidade de produção da importação brasileira de produtos nacionais.
c) a quantidade de pagamento de imposto no Brasil e a qualidade do uso do mesmo.
d) o número da população de imigrantes no Brasil e seus efeitos econômicos
e) a política de iniciativa brasileira de educação, saúde e trabalho.
4. Outra maneira de observar o mundo e regionalizá-lo é segundo o seu IDH que é calculado considerando:
a) o nível de educação familiar, taxa de natalidade e produção de produtos no país.
b) o índice de esperança de vida ao nascer, o índice de educação e o rendimento nacional bruto per capita.
c) o percentual de pessoas empregada com carteira assinada, a mortalidade infantil e o investimento em projetos sociais.
d) a quantidade de pessoas da classe média, a qualidade da educação e a distribuição de renda.
e) o total de investimentos com produtos importados, qualidade da saúde pública e os gastos em saneamento básico.
5. Leia:
I. Embora o Brasil apareça entre os países de IDH elevado, não se pode ignorar que vários dos indicadores socioeconômicos brasileiros estão muito defasados em relação a países europeus.
II. Ao mostrar a média nacional, o IDH oculta as diferenças regionais internas do país. Mesmo em países ricos, como os Estados Unidos, há diferenças regionais marcantes.
III. O mapa do IDH mundial revela as desigualdades socioeconômicas existentes entre os países.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está correta
b) a I e a II estão corretas
c) a I e a III estão corretas
d) a II e a III estão corretas
e) a I, II e a III estão corretas
.....
Gabarito das questões atualizadas de geografia sobre os diferentes modos de ver o mundo:
1.e - 2.c - 3.a - 4.b - 5.e
Comentários