Porque algumas pessoas tem sorte em concurso público

Tem muita gente que acredita em sorte, mas na realidade a sorte nada mais é que o encontro da oportunidade com o preparo. Isso mesmo, não adianta você ter a oportunidade de se inscrever em um concurso público como, por exemplo, o da caixa econômica federal 2012 e não está devidamente preparado para fazer uma boa prova. Será que dois meses é o suficiente para estudar para uma prova de concurso público? Para alguns concursos de nível fundamental talvez sim, mas quando o concurso é de nível médio ou superior aí você precisará de muito mais tempo para se preparar com qualidade para a prova. Mas não pense que não existe a sorte em concurso, existe sim, veja como:

. Imagine que em um concurso com 1000 inscritos e apenas 100 se prepararam como você e desses cem 20 responderam a mesma quantidade de questões máxima e estão prestes a chutar as questões que não souberam e tem apenas 10 vagas disponíveis para esses candidatos. E agora? Os candidatos que chutarem e acertarem todas as questões chutadas tiveram muita sorte e os que erraram algumas ou todas as questões que chutou vão se dá mal.

. Mas imagine agora se todos os 20 candidatos chutam e acertam todas as questões ficando empatado, lembre-se que só tem 10 vagas disponíveis e 20 candidatos empatados. Neste caso o desempate será pela idade ou sorteio dependendo do que pede no edital. Aí o candidato precisará de muita sorte mesmo.

Independente dessas teorias o mais importante é contar com o bom preparo e se caso acontecer isso que citamos acima então é só torcer para conquistar sua vaga. Acho que o mais importante é que se você conseguiu ficar entre os primeiros, mesmo desclassificado por um sorteio ou idade, você terá muitas chances de passar em qualquer concurso público, o que não se deve fazer é desistir. Boa sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões