quinta-feira, 31 de março de 2011

Dízima periódica para concurso público

Quem nunca teve dificuldade para aprender aquelas regrinhas sobre dizimas periódicas e quando aparece uma questão de dízima periódica em concurso ficamos perdidos e confusos, mas se estudou direitinho vai saber resolver todas as questões de concurso que conter este assunto. Nada melhor que estudar online matemática através de uma vídeo-aula grátis para concurso público. Uma ótima vídeo-aula com explicação clara e objetiva para você aprender com muita facilidade as regras das dízimas periódicas e resolver qualquer questão de concurso. O vídeo está dividido em duas partes e você poderá assistir online e aprender tudo sobre dízima periódica.

Questões de concurso regra de três resolvidas.

Regra de três é um assunto muito pedido em edital de concurso público, muitos candidatos se confundem em algumas questões de regra de três. Então resolvi colocar esse simulado com questões de regra de três para concurso. Analise sua capacidade para resolver questões de concurso com esse mini simulado com questões resolvidas.


1.Em uma hora, 4 máquinas produzem 1200 parafusos. Nesse mesmo tempo, 3 máquinas produzirão quantos parafusos?
a) 800
b) 900
c) 1000
d) 1100
e) 1600

2. Uma torneira despeja 18 litros de água em 9 minutos. Em 2 horas e 15 minutos despejará:
a) 300
b) 270
c) 240
d) 220
e) 200

3. Um construtor utilizando 16 operários trabalhando 6 horas por dia constrói uma determinada obra em 180 dias. Quantos operários deverá ser utilizados para fazer a mesma obra trabalhando 8 horas por dia no prazo de 120 dias?
a) 23
b) 25
c) 28
d) 18
e) 20


________________________


_


_


_

resultado:
1.b 2b 3d

Questões de geometria básica para concurso público

Tente resolver as questões de geometria básica para concurso público abaixo e teste seus conhecimentos para saber se você está afiado para fazer uma prova de concurso público. Um simples simulado de geometria básica para concurso que pode avaliar o nível dos seus estudos. Se você conseguir resolver estas questões está bem preparado para realizar uma prova de concurso com questões de geometria básica. Mas sempre é bom estudar mais ainda. O resultado da questão se encontra depois da última questão.


1.As rodas de um automóvel tem 40 cm de raio. Sabendo-se que cada roda deu 20000 voltas, então a distância percorrida pelo automóvel, em quilômetros (km), foi de:
a) 16 km
b) 16 . p km
c) 16 p² km
d) 1,6 . 10³ p km
e) 1,6 . 10³ p² km

2. Em um triângulo retângulo, um dos catetos forma com a hipotenusa um ângulo de 450. Sendo a área do triângulo igual a 8 cm², então a soma das medidas dos catetos é igual a:
a) 8 cm²
b) 4 cm
c) 8 cm
d) 16 cm²
e) 16 cm

3. Um trapézio ABCD possui base maior igual a 20 cm, base menor igual a 8 cm e altura igual a 15 cm.
Assim, a altura, em cm, do triângulo limitado pela base menor e o prolongamento dos lados não paralelos do trapézio é igual a:
a) 7
b) 5
c) 17
d) 10
e) 12

4. Um triângulo possui seus vértices localizados nos pontos P(1,4), Q(4,1) e R(0,y). Para que o triângulo tenha área igual a 6, é suficiente que y assuma o valor:
a) 2,5
b) -3,7
c) -4,2
d) 7,5
e) 9,0



________________________________


_


_


_


Resposta:
1b – 2c – 3d – 4e

Dicas para o concurso dos correios 2011

Se você já se inscreveu ou vai se inscrever para o concurso dos correios 2011 e está à procura de alguma dica que possa lhe ajudar a passar neste concurso, então listei algumas dicas importantes para você fazer uma boa prova e ter a chance de se classificar entre os primeiros. Neste ano de 2011 o concurso dos correios será realizado pela banca examinadora CESPE/UnB e por isso selecionei, por etapa, o que você deverá fazer para conquistar essa vaga:
- Comece a lendo o edital para fazer a escolha certa do cargo que você deseja disputar.
- Separe em uma folha a parte todo assunto que você vai estudar.
- Estude na ordem que o edital pede, ou seja, na sequência em que a matéria se encontra no Edital do concurso dos correios 2011.
- Depois que você estudar um assunto, por exemplo, equação, procure na internet questões sobre esse assunto. Escolha de preferência as questões de concursos anteriores dos correios ou de outra banca examinadora.
- baixe conteúdo suficiente para seu estudo e muitas questões, elas irão tirar sua dúvida.
- Caso não saiba resolver as questões, procure aprender em vídeo-aula no youtube e se ainda não aprendeu vá a uma comunidade no Orkut sobre o assunto e pergunte a algum professor.
- Use sempre a internet para tudo.
- Não perca tempo com coisas que possam atrapalhar seus estudos.
- Na compreensão de texto use sua memorial fotográfica para criar atalhos e uma historia em sua mente, assim ficará mais fácil responder as questões de interpretação de texto.
- Toda vez que estudar confira se você realmente aprendeu a lição, resolva muitas questões, tenha paciência e se não conseguiu aprender estude novamente.
- Na hora de fazer a prova mantenha a calma, lembre-se que se você estudou vai está bem preparado para responder todas as questões desse concurso dos correios 2011.
- Compre apostilas de qualidade e atualizadas, cuidado nessas apostilas grátis em sites de download.
- Quando estiver fazendo a prova, leia com calma o enunciado e depois releia, mesmo você sabendo que entendeu, isso irá evitar as pegadinhas.
- Sublinhe palavras importantes no enunciado.
- Caso você estudou muito pode acontecer de ficar na dúvida de uma ou duas questões, neste caso precisará chutar. Lembre-se que a maioria dos examinadores costuma concentrar em uma letra as resposta, por exemplo, a maioria das respostas está na letra “e” ou “b”. Para saber conte o numero de acertos prováveis e veja qual foi a letra que mais saiu e depois complete com as questões que você não sabia responder. As suas possibilidades aumentam muito, mas não se esqueça de que antes de fazer isso elimine as alternativas absurdas.
- Outra coisa importante que muitos não dão muito atenção é ao gabarito, tenha muito cuidado para não erra na hora de marcar no gabarito, só marque quando tiver a certeza que aquela é à resposta para o número da questão referente. É comum em muitos concursos acontecer de o candidato erra quase todo o gabarito e quando vem perceber o erro já é tarde demais.
Essas foram algumas dicas para quem vai fazer o concurso dos correios 2011 ou até mesmo outros concursos. Boa sorte!

Uma mensagem para quem está estudando para concurso

Nesta vida nada é tão fácil como pensamos, vemos pessoas bem sucedidas e felizes, mas não sabemos o que ela faz para está na posição que chegou. Não sabemos também o que essa pessoa enfrentou para conquistar a vitória tão almejada por muitos. Infelizmente o sucesso é para uma minoria e é essa pequena quantidade de pessoas que conseguem se sentir realizada e feliz. O homem nasceu para conquistar algo na vida e é isso que o faz satisfeito e feliz. Quando conseguimos algo com o nosso esforço, mesmo que seja pequeno, ficamos felizes. Não adianta tentar fazer uma pessoa vencer se ela não estiver estimulada e preparada para enfrentar as dificuldades. Quando decidimos algo em nossa vida e tomamos partido para que aconteça tudo se torna um desafio, mas que no final o resultado é a vitória. Vencer obstáculos é uma tarefa difícil e árdua, mas nem sempre impossível. Para passar em um concurso o candidato tem que enfrentar uma jornada difícil, cheio de obstáculos e quase impossível. A maioria dos concursos está cada vez mais concorrente e mesmo que o candidato faça uma pontuação alta, ainda, talvez, não seja possível ser classificado. Imagine você passar meses estudando e por causa da concorrência não for possível ser classificado diante da regra do desempate. Isso desanima qualquer pessoa, mas se você conseguiu ficar entre os melhores, então tem todas as chances de vencer. Nunca desista de seus objetivos, um dia você chega lá. Continue estudando até chegar sua vitória. Abaixo um vídeo muito interessante, ou seja, uma mensagem do quem foi o maior piloto do Brasil e que infelizmente não está mais conosco:

Questões de concursos com respostas – grau dos adjetivos

Para treinar sua capacidade de estudo estamos disponibilizando uma quantidade de questões de português sobre o grau dos adjetivos. Tente resolver essas questões de concursos que também poderá servir para quem está estuando para o vestibular. Questões de concursos com resposta para você conferir quantas questões acentos no final do simulado. Na realidade são questões referentes ao grau dos substantivos e é possível que apareça na sua prova de concurso ou vestibular, pois esse tipo de questão é muito fácil de encontrar em provas passadas, ou seja, em provas realizadas anteriormente. Comece respondendo as questões na ordem, caso não saiba responder sugiro que pesquise o assunto. Neste blog você vai encontrar muitos assuntos de grau dos substantivos em vídeo-aulas e muito mais.


1.Assinale o grau correto do adjetivo “completa” na frase: “... que me deu ao corpo a mais completa imobilidade.”
a) superlativo absoluto sintético.
b) comparativo de superioridade.
c) superlativo absoluto analítico.
d) superlativo analítico.
e) Nenhuma das respostas anteriores.

2. Nas orações “Este livro é o melhor do que aquele” e “Este livro é mais lindo que aquele” há os graus comparativos:
a) de superioridade, respectivamente sintético e analítico.
b) de superioridade, ambos analíticos.
c) de superioridade, ambos sintéticos.
d) relativo.
e) superlativo.

3. Assinale a única alternativa em que se encontram as formas corretas do superlativo erudito dos adjetivos: soberbo, maleável e magro.
a) soberbíssimo, malevolíssimo, magérrimo.
b) magríssimo, malevoléssimo, soberbíssimo.
c) soberbérrimo, magrilímo, macérrimo.
d) soberbérrimo, magrílimo, malevolentérrimo.
e) magérrimo, superbérrimo, malevolentíssimo.

4. Em “A torre é muito alta”, a expressão destacada é:
a) superlativo relativo de superioridade.
b) superlativo absoluto sintético.
c) comparativo de superioridade.
d) superlativo absoluto analítico.
e) comparativo relativo.

5. As expressões: “um homem sábio” e “clima salubre” ficarão corretas com o adjetivo no superlativo absoluto sintético erudito:
a) um homem sabidíssimo e clima salubríssimo.
b) um homem sapientíssimo e clima salubérrimo.
c) um homem muito sábio e clima muito salubre.
d) um homem sabidíssimo e clima salubridíssimo.
e) Nenhuma das alternativas acima.



________________________


_


_


_

Respostas das questões acima:
1d – 2a – 3c – 4d – 5b

Questões de concursos e vestibular sobre emprego dos pronomes

Caso você já tenha estudado através de um livro ou apostila para concurso ou vestibular o assunto voltado ao emprego dos pronomes, então poderá resolver essas questões do simulado de português que elaborei para você. Se ainda não sabe responder aconselho que estude um pouco sobre o assunto. Nosso blog tem muito conteúdo voltado para este assunto do emprego dos pronomes, procure e comece a estudar e depois tente solucionar as questões desse simulado para concurso e vestibulares. Depois de respondido você poderá ver se acertou muitas questões com o gabarito disponível no rodapé desta página. Este blog foi criado para as pessoas que estão se preparando para concurso ou até mesmo para os vestibulandos que estão estudando para o vestibular.

1.Assinale a alternativa cujos elementos preenchem corretamente os pontilhados:
1. Há leis _____ não gostamos de obedecer.
2. Este é o escritor ______ obras muitas vezes recorri.
3. Aqui está o poeta ______ todos simpatizam.
4. Chegou o rapaz ______ ideias discordo.
a) que, cujas, com quem, de cujas.
b) a que, a cujas, a quem, cujas.
c) a que, de cujas, de quem, de cujas.
d) que, a cujas, com quem, por cujas.
e) a que, a cujas, com quem, de cujas.

2. Assinale a alternativa em que as palavras grifadas, são pronomes:
a) Um só aluno não nos prestou nenhuma colaboração.
b) Quem a ajudará a alcançar todo o sucesso?
c) Aquele ao qual se entregou o prêmio ficou muito feliz.
d) Todos os que ajudam são nossos amigos.
e) N.d.a

3. Preencha convenientemente as lacunas das frases seguintes, indicando o conjunto obtido:
1. A planta ______ frutos são venenosos foi derrubada.
2. O estado ______ capital nasci é este.
3. O escritor ______ obra falei morreu ontem.
4. É este o livro ______ páginas sempre me referi.
5. Este é o homem ______ causa lutei.
a) em cuja, cuja, de cuja, a cuja, por cuja.
b) cujos, em cuja, de cuja, cujas, cuja.
c) cujos, em cuja, de cuja, a cujas, por cuja.
d) cujos, cuja, cuja, a cujas, por cujas.
e) cuja, em cuja, cuja, cujas, cuja.

4. Assinale o item em que há erro no emprego do demonstrativo:
a) Paulo, que é isso que você leva?
b) “Amai vossos irmãos!” são essas as verdadeiras palavras de amor.
c) Trinta de dezembro de 1977! Foi significativo para mim esse dia.
d) Pedro, este livro que está com José é meu.
e) Não estou de acordo com aquelas palavras que José pronunciou.

5. Convivi, durante muitos anos , com Machado e Alencar; ______ me seduziu pela suavidade romântica do seu estilo ______, pela ironia às vezes amarga com que tonifica o discurso narrativo.
a) aquele, aquele.
b) este, este.
c) este, aquele.
d) esse, esse.
e) aquele, este.


__________________________
__
__
__



Gabarito.
1e – 2d – 3c – 4d - 5c

Questões de pontuação para concursos e vestibulares 2011

Essa é uma das matérias que precisa de muita atenção do candidato a concurso ou vestibular quando estiver de frente com sua prova. Pontuação exige do aluno aprenda algumas regras básicas capaz de fazê-lo resolver qualquer questão de pontuação. Geralmente em prova de concurso e vestibular é muito comum cair questões de pontuação e por isso coloquei uma série de questões sobre pontuação para você ter uma ideia de como são elaboradas essas questões em provas de concursos e vestibulares. Questões atuais tiradas dos últimos concursos que aconteceram recentemente.

1.Indique a frase corretamente pontuada.
a) Se era verdade não o sabíamos.
b) Se era, verdade não, o sabíamos.
c) Se, era verdade não, o sabíamos.
d) Se, era, verdade, não o sabíamos.
e) Se era verdade, não o sabíamos.

2. A opção em que a frase não está corretamente pontuada é:
a) Ansiosas, as crianças aguardavam a chegada do Papai Noel.
b) As crianças aguardavam, ansiosas, a chegada do Papai Noel.
c) As crianças, aguardavam ansiosas, a chegada do Papai Noel.
d) As crianças ansiosas aguardavam a chegada do Papai Noel.
e) As crianças, ansiosas, aguardavam a chegada do Papai Noel.

3. Completando a pontuação dos períodos:
1. Os ladrões percebendo a chegada da polícia fugiram.
2. Apenas os alunos de bom comportamento terão o ponto extra.
3. Joselito o melhor aluno da sala foi aprovado no concurso da Fundação Getúlio Vargas.
4. A quem interessa o problema perguntou o professor Não sei respondeu o aluno.

Devem-se usar:

a) 5 virgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação.
b) 5 virgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais.
c) 6 virgulas, 3 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais.
d) 7 virgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais.
e) 8 virgulas, 2 travessões, um ponto de interrogação, 2 pontos finais.
__________________


-

-

-

Gabarito:
1e – 2c – 3b

Questões de figuras de linguagem para vestibular 2011

Para os que vão realizar prova de vestibular selecionei algumas questões importantes que podem cair na prova de vestibular em 2011. Questões referentes à figura de linguagem, um assunto muito comum em provas de vestibulares. Se você estudou vai conseguir resolver estas questões sobre figura de linguagem para vestibulares e concursos também. Confira as resposta em um gabarito no fim das questões.

1.Em “Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins públicos” há:
a) pleonasmo
b) hipérbato de pessoa
c) silepse de gênero
d) silepse de pessoa
e) silepse de número

2.”Está uma pessoa ouvindo missa, meia hora o cansa e atormentada e fez romper em murmurações.” Nesta frase há:
a) um anacoluto
b) uma metáfora
c) uma prosopopeia
d) uma silepse.
e) N.d.a

3. Em: “Com seus olhos pequeninos via toda a majestade da imponente figura”, temos:
a) hipérbole
b) pleonasmo
c) metáfora.
d) metonímia.
e) catacrese.


___________________________


-

-

-
Gabarito:
1d – 2d – 3b

quarta-feira, 30 de março de 2011

Questões para o concurso de Serra Branca PB 2011 – conhecimentos gerais

Se você tem dúvida no que vai estudar para conhecimentos gerais para o concurso de Serra Branca na Paraíba, então aqui vai uma dica importante:
- Estude tudo que o edital pede e muito mais.
- Procure saber nome de prefeito, principais pontos turísticos, nomes de açudes, rios, atual cultura, nomes de festas recentes, economia da cidade.
- Nomes dos bairros, time de futebol, escolas estaduais e municipais, hospitais, ação social etc.
Seja qual for o concurso que acontece em municípios geralmente as provas que contem questões de conhecimentos gerais costuma cair perguntas atuais da cidade, tão atuais que somente quem mora lá pode saber, então pesquise muito. É importante saber um pouco das regiões nordestinas, os estados que fazem limites com a Paraíba ( no caso do concurso de Serra Branca) Etc. Colocarei mais questões para você estudar e ficar bem preparado para este concurso. Estas questões só servirão como um simulado para você ter uma base de como está preparado para a prova.
1.Quem nasce em Serra Branca é:
a) Serraense
b) Serra-branco
c) Serrabrancaense
d) Serrabranquense
e) Serrano
2. Qual o clima de Serra Branca:
a) Quente e úmido
b) Tropical chuvoso
c) semiárido quente
d) árido e úmido
e) quente e seco.
3. Serra Branca está localizada na Microregião:
a) Cariri Ocidental
b) Cariri Oriental
c) Agreste Ocidental
d) Sertão Ocidental
e) Cariri Central
3. Segundo o IBGE o número de população em Serra Branca em 2010 é de:
a) Mais de 14 mil
c) Entre 14 e 15 mil.
d) Mais de 12 mil
c) Quase 12 mil
d) Um pouco mais de 11 mil
4. Qual a área, em km², de Serra Branca e sua distância, em km, da Capital João Pessoa, respectivamente?:
a) 737 e 238
b) 773 e 283
c) 377 e 328
d) 737 e 283
e) 773 e 238
5. Qual a data da sua emancipação politica:
a) 27/04/1959
b) 17/04/1959
c) 07/04/1969
d) 27/04/1969
e) 17/04/1969


_____________________________

-

-

-
Gabarito:
1d – 2d – 3d – 4a – 5a

Questões sobre processo de formação das palavras

Inúmeras questões importantes sobre o processo de formação das palavras estão espalhadas em provas de vestibulares e concurso, selecionamos uma quantidade dessas questões importante para você usa como simulado e calcular o percentual de seu aprendizado até agora. Se você ainda não estudou essa matéria eu aconselho que procure saber mais antes de resolver o simulado. No fim do simulado há a resposta de cada questão. Se você está estudando para concurso ou vestibular não se esqueça deste blog que estaremos com muito mais questões e novidades sobre concursos abertos em todo Brasil.

1.Qual alternativa em que há somente palavras compostas com radicais gregos?
a) octossílabo, necrópole, centrífugo, carnívoro
b) pseudônimo, cosmologia, quilômetro, fonógrafo.
c) piscicultura, necrotério, mortífero, quadrúpede.
d) panteísmo, rinoceronte, semimorto, equilátero.
e) cronômetro, autógrafo, quadrimotor, tricolor.
2. Assinale o item que não contém um nome formado por derivação sufixal:
a) “Adianta dizer que não é verdade?”
b) “...anjo é o mensageiro de Deus.”
c) “...muitos mais importantes do que nós...”
d) “...moveu os lábios murmurejantes.”
e) “O cinzeiro recebe a cinza e fica cinzeiro...”
3. As palavras:
Aguardente, livro, barco, bebedouro.
Quanto ao processo de formação, classificam-se, respectivamente, em:
a) Composta, primitiva, primitiva, derivada.
b) Derivada, primitiva, primitiva, derivada.
c) Composta, derivada, derivada, composta.
d) Derivada, derivada, derivada, composta.
e) Composta, derivada, primitiva, composta.
4. Qual a alternativa em que todas as palavras são formadas por derivação sufixal?:
a) duradoura, inativo, paraquedas, preconcebido.
b) cabecear, celeste, cooperar, objeto.
c) movediço, mourisco, chuvinha, bebedeira.
d) terreno, campal, injusto, conteúdo.
e) hebreu, mineiro, doente, banana.
5. Na frase “Ela tem um quê misterioso”, o processo de formação da palavra grifada chama-se:
a) Composição
b) aglutinação
c) justaposição
d) derivação imprópria
e) parassíntese


_____________________________________



Gabarito:
1b – 2a – 3a – 4c – 5d

Questões de fonética para concurso e de provas anteriores

Ótima seleção de questões com gabarito para qualquer pessoa que esteja se preparando para realizar uma prova de concurso público. São muitas questões de fonética para concurso de provas anteriores envolvendo dígrafos, separação silábica e encontros consonantais. Para saber separar sílabas a única regra é ter um bom ouvido para escutar as pausas feitas entre cada sílaba. Como na palavra “pais” (homem que tem um filho) neste caso não se separa, pois temos um ditongo decrescente, mas na palavra “país”(lugar, nação) é feita uma separação, ou seja, pa-ís. Já deixa de ser um ditongo porque a letra “i” ganhou uma acentuação se tornando mais forte e consequentemente sendo separada. Veja a lista de questões de concursos para você aprender mais:

1.Em que conjunto a letra X representa o mesmo fonema:
a) tóxico, taxativo.
b) defluxado, taxar
c) têxtil, êxtase.
d) enxame, inexaurível.
e) intoxicado, exceto.
2.Examinando as afirmações de que o
X na palavra SINTAXE soa como S
X na palavra EXARAR soa como Z
X na palavra EXORCISMO soa como Z
X na palavra EXONERAR sai como Z
Verifica-se que:
a) Apenas uma está correta.
b) Apenas duas estão corretas
c) Três estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Nenhuma está correta.

3.A alternativa em que, nas três palavras, há um hiato, é:
a) tia, egoísmo, anzóis.
b) baú, país, irmão.
c) fria, pessoa, iguais.
d) boa, rua, noite.
e) rua, lua, leoa.
4.Assinale a correta:
a) Em quanto, arguir, tênue há ditongo crescente.
b) São corretas as divisões silábicas trans-atlân-ti-co, ex-ce-ção, a-re-ia.
c) Há dígrafo e encontro consonantal na palavra descesses.
d) As palavras saguão e iguais tem cada uma três sílabas.
e) nenhuma estão corretas.
5.Marque a opção em que todas as palavras apresentam dígrafos:
a) fixo, auxílio, tóxico, exame.
b) enxergar, luxo, bucho, olho.
c) bicho, passo, carro, banho.
d) choque, sintaxe, unha, coxa.
e) nenhuma das alternativas apresentam.


Gabarito:
1c – 2d – 3e – 4a – 5c

Questões resolvidas de crase para concurso com video aula

Se você estudou um pouco de crase conhecerá algumas das regras básicas e conseguirá resolver essas questões sem muita dificuldade. Faça um teste neste simulado com questões de crase para concurso e veja se você realmente está preparado. São questões resolvidas, ou seja, com a resposta no final. Confira depois quantas questões acertou com o gabarito no rodapé. Quanto mais questões de crase você resolver mais você ficará preparado para solucionar qualquer questão de múltipla escolha de concurso. Antes de resolver as questões assista a essa vídeo-aula:

1.Em qual alternativa o vocábulo “a” deve receber acento grave:
a) Pintou o quadro a óleo.
b) Fomos a uma aldeia.
c) Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d) Voltou a casa paterna.
e) Começou a chover.
2. Em qual das frases o “a” não deve receber acento grave?
a) Todos se referiam à casa de João.
b) Todos aspiravam à posição de João.
c) Todos visavam à exaltação de João.
d) Todos se dirigiram à casa de João.
e) Todos pretendiam à amizade de João.
3. Assinale a alternativa cujas formas preenchem corretamente as lacunas:
1) Veio ______ Curitiba.
2) Referia-se ______ revistas publicadas.
3) Relatei o fato ______ certa pessoa.
4) Não irei ______ festa.
5) Fez alusão ______ viagem.
a) à, a, a, aquela, à
b) a, a, a, àquela, à
c) a, à, à, aquela, a.
d) a, a, a, aquela, a.
e) à, à, à, àquela, à.
4. Assinale a opção que preencha corretamente os pontilhados:
1) Vamos ______ cidade pagar os impostos.
2) Fui ______ Lojas fazer compras.
3) Iremos ______ festas de aniversário.
4) Iriam ______ Curitiba no final do ano.
a) à, à, às, à
b) a, a, as, a
c) a, à, às, a
d) à, às, às, a
e) à, à, as, à
5. Indique a alternativa em que o sinal indicativo da crase foi mal empregado:
a) Fui à Bahia e a Brasília.
b) A doçura da caridade aliviará à vencedores e à vencidos.
c) Não vades à toa pelas trilhas da vida. Realizai alguma coisa.
d) Não se vai à glória por um caminho de flores.
e) Nada neste mundo se compara à consciência do dever cumprido.
______________________________________

Gabarito:
1.d – 2e – 3b – 4d – 5b

Questões de verbo para concurso com respostas

Verbo é muito comum em prova de concurso público, quase todas as bancas pede verbo em seu edital, seja para nível médio ou fundamental. Abaixo algumas questões de verbo que caem em prova de concurso público. Os concurseiros de plantão poderão aproveitar e testar sua aprendizagem relacionada a verbos. Simulado com muitas questões de verbos de provas de concurso anteriores com resposta. No final você vai encontrar o gabarito com todas as respostas corretas das questões sobre verbo. Verbo é um assunto que costuma cair quase que em 100% das provas de concurso, para os que estão se preparando para o concurso dos correios essas questões serão fundamentais para tirar suas dúvidas e ter como base nos estudos.

1.Assinale a opção que preencha as lacunas corretamente:
I. Ficareis maravilhados, se _____ o resultado. (ver)
II. Sereis perdoados, se ______ o que tirastes. (repor)
III. Não dê atenção a quem lhe ______ negócios ilícitos. (propor)
IV. Nós lhe daremos o recado assim que o ____. (ver)
a) virdes, repuserdes, propuser, virmos.
b) vires, repordes, propor, vermos.
c) veres, repuserdes, propuser, virmos.
d) vês, repordes, propordes, vermos.
e) ver, repuseres, propor, vemos
2.Ele _________com muita prudência, na esperança de que se _______ o tempo perdido.
a) interviu, reavesse.
b) interveio, reavesse.
c) interviu, reouvesse.
d) interveio, reouvesse.
e) interviu, rehavesse.
3. Assinale a alternativa correta:
a) Não odeie teu semelhante.
b) Não odieis teu semelhante.
c) Ama o seu próximo como a si mesmo.
d) Ame a seu próximo como a si mesmo.
e) Ame a teu próximo como a ti mesmo.
4.”Se ele _____ (ver) o nosso trabalho, ______ ( fazer ) um elogio. “ A opção correta para preencher as lacunas é:
a) ver, fará
b) visse, fará
c) ver, fazerá
d) vir, fará
e) vir, faria
5.”Não ______ se precisar de mais material, ______ se necessário, e ______ o trabalho com calma.
a) se preocupe, peça, faça.
b) se preocupe, pede, faze
c) te preocupes, peça, faça.
d) te preocupes, peça, faze
e) te preocupes, pede, faça
_______________________________________



Gabarito:



1.a – 2d – 3d – 4d – 5a

Segredos da interpretação de texto

Uma dica muito boa para quem tem dúvida sobre como interpretar um texto. São segredos importantes explicados de forma clara e importante para os que estão estudando para concurso. Detalhes minuciosos de como interpretar um texto para que você não possa cometer erros em prova de concurso. A melhor explicação sobre interpretação de texto.

Questões da nova reforma ortográfica para concurso

Prepara-se para essa novidade agora nos concursos públicos, já está em vigor e valendo para as provas de concurso o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Abaixo você vai encontrar uma vídeo-aula com algumas questões do novo acordo ortográfico. Comece a estudar e ficar por dentro que a maioria dos concursos já está caindo essas novas regras. Não mudou muita coisa, mas é preciso você está por dentro de tudo. Em nosso blog tem mais assunto referente a esse tema, fique a vontade para estudar.

Questões com respostas de pronomes para concurso público 2011

Questões com respostas para concursosAbaixo uma lista de questões elaboradas para concurso público. As questões estão relacionadas ao assunto de português, o pronome. Se você é candidato a algum concurso público que o edital está pedindo o assunto “pronome” então aproveita para treinar o seu conhecimento, testando em um simulado para concurso com muitas questões. Praticamente todos os dias muitas questões são colocadas neste portal para atender a milhares de concurseiros em toda parte de nosso país. O concurso mais atual neste momento é o dos correios 2011. Estamos sempre trazendo novidades sobre o concurso dos correios 2011 para atender aos candidatos que estão se inscrevendo neste concurso. Estudar é a única saída para passar em uma prova de concurso, então se prepara para essa tarefa árdua, mas compensadora. Participe e deixe seu comentário para tirarmos sua dúvida.
1.”Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo indefinido
b) pronome substantivo indefinido.
c) pronome adjetivo demonstrativo.
d) pronome substantivo demonstrativo.
e) nenhuma das alternativas estão corretas.
2.”Como não ____ vi, chamei o contínuo e mandei ____ então _____.
a) lhe, ele, procurar você.
b) o, o, procura-lo.
c) lhe, o, procurarão.
d) o, ele, procurar-lhe.
e) lhe, lhe, procura-lhe
3.A opção correta quanto ao emprego do pronome pessoal é:
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.
4.Dadas as sentenças:
I. Ela comprou um livro para mim ler.
II. Nada há entre mim e ti.
III. Alvimar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas as I e II
e) Todas as sentenças.
5.Assinale a única opção com erro no emprego de pronomes:
a) Vossa Excelência e seus convidados.
b) Mandou-me embora mais cedo.
c) Vou estar consigo amanhã.
d) Vós e vossa família estais convidados para a festa.
e) Deixei-o encarregado da turma.


__________________________________




Gabarito:
1a – 2b – 3d – 4b – 5c

Interpretação de texto para o concurso dos correios 2011

Neste próximo concurso dos correios 2011 vão cair interpretação e compreensão de texto. Muitos candidatos acabam errando questões simples de interpretação de texto por não conhecer algumas dicas e técnicas eficientes para resolver questões de compreensão de texto. Ler um texto não significa que você o entendeu todo, é preciso se concentrar para não deixar nada de fora e acabar errando questões básicas. Sempre que começar a ler um texto em prova de concurso:
- Leia com calma e sem pressa.
- Esqueça-se de tudo, problemas, do tempo da prova, etc.
- A cada paragrafo que você ler crie imagens na mente, assim você irá lembrar com mais facilidade de toda história na hora de resolver a questão.
- Vai sublinhando partes que você achar importantes do texto.
- Quando resolver uma questão não olhe logo para a alternativa, tente resolve-la somente lendo o enunciado, depois que você lembrar da resposta marque a correta. Assim você evita de ser confundido pela questão.
- Se puder ou se precisar releia todo o texto.
Parece fácil, mas a interpretação de texto exige muita atenção do candidato, qualquer distração pode atrapalhar tudo e prejudica-lo na hora de resolver as questões. Não desvie sua atenção para nada, mas nada mesmo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema métrico decimal - conceito

O sistema métrico decimal surgiu da necessidade de se adotar medidas padrão para as várias grandezas conhecidas. Chama-se métrico decimal porque a unidade adotada é o metro e as transformações de uma unidade para outra são feitas; multiplicando-se ou dividindo-se por 10, 100, 1000, 10000 etc.
Notas:
- As grandezas é qualquer coisa passível de ser medida. São exemplos de grandeza: comprimento, tempo, massa, área, distância, volume etc.
- Medir uma grandeza é compará-la com outra de mesma espécie chamada de unidade padrão.

Concurseiro solitário e suas vantagens

Sentir-se solitário por algum tempo pode ter lá suas vantagens. É interessante o nome de como os candidatos a concurso são chamados nos dias de hoje (Concurseiro) e já é quase uma “profissão”. Milhares de concurseiros espalhados em todo Brasil estão horas solitários em seus quartos, estudando bastante. Esses que realmente se dedicam aos estudos costuma se insolar de todos seja da família ou amigos, ele realmente fica solitário. O concurseiro solitário é aquele que passa horas estudando, sem ver a luz do sol, em seu quarto trancado saindo somente para fazer as necessidades ou indo para algum cursinho preparatório para concurso. Se você se identifica como um verdadeiro concurseiro solitário então tem enormes chances de passar em um concurso público, pois a maioria das pessoas que se inscrevem em concurso não estuda nem um minuto, aproveite para estudar o máximo para depois aproveitar a sua vitória com uma boa comemoração.

Simulado de português resolvido com questões de concursos

Lista de questões de concurso para estudar. É um simulado de português para os candidatos a concursos avaliarem sua capacidade, ou seja, questões de concurso resolvido com o gabarito. Estamos disponibilizando diariamente questões bem elaboradas para todos os candidatos que vão realizar a prova do concurso dos correios neste ano de 2011. Então fique esperto e estude conosco, serão dicas, questões, simulados, aulas online, aula grátis e muito mais. Aproveite e salve este blog em seus favoritos para não esquecer.


1.”Muito________, disse ela. Vocês procederam ________considerando meu ponto de vista e minha argumentação.
a) Obrigado, certos, sensata.
b) Obrigada, certo, sensatos.
c) Obrigada, certos, sensata.
d) Obrigada, certos, sensatos.
e) Obrigado, certo, sensatos.
2. “Vão_______ aos processos várias fotografias. Paisagens as mais belas_________. Ela estava_________ narcotizada.”
a) Anexas, possíveis, meio.
b) Anexas, possível, meio.
c) Anexo, possíveis, meia.
d) Anexo, possível, meio.
e) Anexo, possível, meia.
3.Se você _____ chegado a tempo, _________ visto o que _____________.
a) tem, tenha, acontece.
b) Tiver, terá, acontecesse.
c) Teria, tinha, aconteça.
d) Tivesse, teria, aconteceu.
e) Tinha, tem, acontecia.

_______________________

Gabarito:

1.b - 2a - 3d

Entendendo como funcionam as porcentagens para concursos

Para quem vai fazer concurso que pede em seu edital a matéria porcentagem, precisa ficar atento nessa dica de ouro. Você vai entender melhor como funciona as porcentagens para concurso público para não confundir algumas pegadinhas em questões. Essa dica também será importante para os candidatos que vão fazer o concurso dos correios 2011. Fique bem preparado neste assunto.


Propriedade e porcentagem de um mesmo número
No estudo e na utilização da porcentagem, um detalhe é fundamental:
Toda porcentagem se refere a algum número, isto é, quando falamos que um atraso num pagamento acarreta multa de 20%, fica subentendido que os 20% são calculados sobre o valor devido.
Uma porcentagem que não se refira a outro número é apenas outra maneira de escrever um número. Por exemplo, 5% de 1000 correspondem ao valor 50.
Feita essa distinção, podemos escrever a seguinte propriedade:
- Dadas diversas porcentagens, elas só podem ser adicionadas quando se referem a um mesmo número. Além disso, se um todo é dividido em partes, as porcentagens correspondentes, adicionadas, dão um total de 100%.
Ex:
Se meu aluguel sobe 10% e depois é reduzido de 6%, então ele ainda ficou aumentado 4% certo? Erradíssimo!
Veja:
O aumento e a redução não incidiram sobre o mesmo valor, por isso não podemos operar com as taxas dadas.
A redução incidiu sobre o aluguel já aumentado, então...
- valor inicial do aluguel X
- aumento: 0,1x (10% de X)
- novo valor do aluguel: X + 0,01x= 1,1x
- redução: 0,06.1,1x = 0,066x (6,6% de X)
Agora sim, como o aumento e a redução estão baseados em X, podemos compará-los.
Aumento: 10%
redução: 6,6%
Aumento final: 10-6,6 = 3,4%

segunda-feira, 28 de março de 2011

Exercícios de português para o concurso dos correios 2011

Uma lista de exercícios para os inscritos no concurso dos correios estudarem e fazer uma boa prova. São questões de português com respostas que irão facilitar ainda mais seu aprendizado. Estaremos com muitos exercícios todos os dias, elaborados somente para quem vai fazer o concurso dos correios 2011.


1.Em “O hotel virou catacumba”:
a) O predicado é nominal
b) O predicado é verbo-nominal
c) O predicado é verbal
d) O verbo é transitivo direto
e) Estão corretas c e d
2. “Nesse momento começaram a feri-lo nas mãos, a pau.” Nesta frase o sujeito do verbo é:
a) nas mãos
b) indeterminado
c) eles ( determinado)
d) inexistente ou eles: dependendo do contexto
e) n.d.a
3. Aponte a alternativa em que ocorre o adjunto adverbial de causa:
a) Comprou livros com dinheiro
b) O poço secou com o calor
c) Estou sem amigos.
d) Vou ao rio.
e) Pedro é efetivamente bom.
4. Em “Motoristas, mantenham à direita!”, há um erro de acentuação gráfica, pois o termo direita é:
a) objeto direto
b) objeto indireto
c) adjunto adnominal
d) adjunto adverbial de lugar
e) aposto do sujeito.
1.b 2b 3b 4a

Estudar para concurso por etapa.


Tem gente que pensa que sabe estudar, mas é preciso saber dividir os horários e o que estudar em certos horários. Talvez de inicio não seja muito boa a prática do estudo, mas com o passar do tempo você vai ganhando conhecimento e gostando, podendo até mesmo ficar um fanático por estudo. O mais importante que você precisa saber é:
- Nunca estude depois das refeições, neste horário tire um cochilo.
- Começar os estudos logo pela manhã é excelente.
- Não fique madrugada adentro estudando, tire este horário para dormir.
- Não fique dormindo poucas horas por dia, durma 8 horas por dia que é o essencial.
- Evite sair para lugares nos dias de semana, mas vá se divertir com os amigos num sábado, pois ninguém é de ferro.
- Quando tiver estudando escola um quarto sem barulho e deligue o celular.
- Use a internet só para pesquisar, não vá ver bobagem em outros sites.
- Use a TV só para assistir noticiários e informações locais.
- Não estude horas sem interrupção, faça uma pausa de 15 a cada 40 minutos.
- Tome bastante café, dizem que ajuda na memoria, não custa nada tentar.
- Sempre resolva as questões que tiverem disponíveis na apostila ou em livros.
- Nunca abandone uma questão se tiver dúvida nela, procure alguém para lhe ajudar ou use a internet para pedir ajuda na questão.
- Estude por etapa, ou seja, na ordem que o edital pede assim você evita de deixar assunto passar batido.
- estude por provas anteriores da banca que vai realizar a prova.
Essa foi a nossa dica para você que está se preparando para mais uma jornada de prova de concurso no Brasil. Não é difícil estudar, o difícil é encontrar motivação e muitas vezes as pessoas que a gente conhece não vive uma vida de “concurseiro” e acabar desmotivando e levando a gente perder tempo com bobagens e muito mais. Cuidados com os amigos que diz para você fazer o concurso, mas fica lhe incomodando a todo instante para perder seu tempo. Faça amizade com pessoas que queiram estudar, mesmo que seja seu concorrente. Mas evite estudar em grupinhos, tente se virar sozinho e consulte sempre a internet, essa é a nova ferramenta que está ajudando muitos concurseiros.

Windows XP e vista para o concurso dos correios - apostila

Dentre as matérias exigidas para o concurso dos correios a informática faz um papel importante para a seleção dos candidatos, aquele que tiver bem preparado nas duas outras matérias e não se preparar bem em informática ficará com uma pontuação não muito boa. Estudar todo conteúdo neste concurso dos correios 2011 é de extrema importância. O candidato precisa saber que todas as matérias pedidas em edital tem sua importância, serão sessenta questões, sendo que vinte serão questões de informática e todas elaboradas pela CESPE. Entre os assuntos de informática para o concurso dos correios podemos citar o Windows XP e o Vista, Word, Excel, internet entre outros. Não basta somente estudar por aulas de informáticas como esta, mas pesquisar questões resolvidas que irão dá mais força aos seus estudos. Existem muitas questões da CESPE de provas anteriores rolando pela internet, procurar é uma missão do candidato que quer passar neste concurso dos correios 2011. Abaixo um resumo, ou seja, uma mini apostila que será muito bom para estudar, mas esse é só o começo para quem deseja realmente passar neste concurso. Mais apostila estará disponiveis para auxiliar a todos os inscritos neste concurso.






Área de Trabalho do Windows
A área de trabalho é a tela inicial
mostrada depois que o Windows é iniciado totalmente.
Ferramentas da Barra de Tarefas
- Botão do menu Iniciar
- Barra de ferramentas de início rápido
- Seção intermediária
- Área de notificação
Computador
Mostra as unidades de disco rígido (HD –
Hard Disk), dispositivos de
armazenamento removíveis (Drive de
CD, PenDrive ...) e outros itens de
hardware ligado ao computador.
Executar (Run)
O comando Executar é uma maneira rápida de abrir
programas, arquivos e pastas.
Caixa Pesquisar
Usada para localizar programas instalados, itens dos
favoritos e histórico na Internet, arquivos, contatos,
mensagens de e-mail e compromissos. Para pesquisar no
Menu Iniciar (Start), digite as duas primeiras letras de
uma palavra ou nome na caixa Pesquisar. À medida que você digita, o menu Iniciar muda para
mostrar os melhores resultados possíveis, dando prioridade aos programas que você abre com mais
freqüência. À medida que você digita mais letras, os resultados se aprimoram até que só restem um
ou dois itens na lista.
Lixeira
Local onde são armazenados temporariamente os arquivos excluídos. Através dela é
possível recuperar arquivos excluídos acidentalmente.
Organização da Área de Trabalho
Para mover um ícone na área de trabalho, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o ícone, clicar
com o botão esquerdo e mantê-lo pressionado e arrastá-lo pela tela.
Alinhar ícones: basta clicar com o botão direito na Área de Trabalho e escolher a opção Classificar
por no menu de atalho. Os ícones podem ser organizados por nome, tamanho, tipo e modificado
em.
Exibição dos ícones: basta clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher a opção Exibir
no menu de atalho. Os ícones podem ser exibidos como ícones grandes, ícones médios e ícones
clássicos.
Mover janelas: clicar na barra de título (barra que fica na parte superior da janela) e arrastar com o
mouse.
Dimensionar janelas: posicionar o ponteiro do mouse sobre a borda da janela, o ponteiro se
transformará em uma seta de duas pontas, então basta arrastar o mouse, até a janela obter o tamanho
desejado.
Alinhar janelas: clicar com o botão direito sobre a barra de tarefas e escolher uma das opções:
Janela em Cascatas, Mostrar Janelas Empilhadas ou Mostrar Janelas Lado a Lado.
Arquivo
É o local utilizado para armazenar as informações e trabalhos
criados pelos usuários, geralmente o arquivo é criado por um
programa aplicativo.
Pasta
Local utilizado para armazenar arquivos ou outras pastas.
Manipular arquivos e pastas
É necessário selecionar primeiro os arquivos e pasta, antes de aplicar um comando. E selecionar é
destacar visualmente o arquivo ou pasta em relação ao outros.
Contínuos: clicar no primeiro arquivo, manter pressionada a tecla SHIFT, clicar no último arquivo.
Descontínuos: clicar no primeiro arquivo, manter pressionada a tecla CTRL enquanto clica nos
outros arquivos.
Criar uma nova pasta
Clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção Novo, Pasta no menu de atalho, digitar o
nome da pasta, pressionar a tecla ENTER.
Criar um novo arquivo
Clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção Novo, Escolher o tipo de arquivo no menu
de atalho, digitar o nome da pasta, pressionar a tecla ENTER.
Gadgets e Barra Lateral (Windows Sidebar)
A Barra Lateral é uma barra longa, vertical, exibida ao lado da área de trabalho. Ela contém mini
programas chamados gadgets, que oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas
usadas com freqüência. Por exemplo, pode-se usar gadgets para exibir uma apresentação de slides,
exibir manchetes atualizadas continuamente ou pesquisar contatos. O Windows vem com uma
pequena coleção de gadgets, mas somente alguns deles aparecem na Barra Lateral por padrão
quando o Windows é iniciado pela primeira vez, são eles: o Relógio, a Apresentação de Slides e o
gadget Manchetes do Feed.
Acessórios (Acessories)
No menu Acessórios, encontramos alguns programas que acompanham o Windows, para acioná-lo
basta clicar no Botão Iniciar (Start), depois Todos os programas (All Programs) e em seguida
Acessórios (Acessories).
•Bloco de Notas (Notepad): É um editor que cria textos simples sem formatação. É muito usado
para a criação ou edição de arquivos de configuração.
•Calculadora (Calculator): Funciona como uma calculadora normal. Existem dois tipos, a
Padrão e a Científica, a escolha é feita através do menu Exibir.
•Central de sincronização (Sync Center): Sincroniza informações entre o computador e outros
computadores, dispositivos e pastas da rede.
•Centro de boas-vindas (Welcome Center): Exibe os recursos do Windows.
•Gravador de som (Sound Recorder): Permite a gravação de arquivos de onda.
•Paint: É um aplicativo que permite a criação e edição de imagens gráficas.
•Prompt de comando (Command Prompt): Executa funções baseadas em texto (linha de
comando).
•Windows Mobility Center: Altera configurações como brilho e volume.
•Windows Explorer: Através dele é possível navegar com facilidade entre as unidades de disco
e fazer a cópia e movimento de arquivos.
•Wordpad: É um programa de edição de texto que pode ser usado para criar e editar
documentos. Diferente do Bloco de notas, os documentos do WordPad podem incluir
formatação complexa e elementos gráficos e é possível vincular ou incorporar objetos, como
fotos ou outros documentos, a um documento do WordPad

Questão de matemática que caiu na prova da CESPE

Esta é uma questão de matemática que envolve equação do 1ºgrau. Esta questão caiu na prova da CESPE e abaixo você encontrará a resolução completa da questão detalhada. Questão bem elaborada da banca CESPE/UnB resolvida e comentada. Estaremos resolvendo questões da CESPE de matemática com suas resoluções e gabarito. Serão questões explicadas e resolvidas para você estudar para o concurso dos correios 2011. Questões atualizadas de provas anteriores da banca CESPE/Unb.


1.Suponha que, em 2006, em um estado brasileiro, o número de candidatos a câmera federal foi igual a doze vezes o número de candidato ao senado federal, e o numero de candidato a câmera estadual foi igual ao triplo do numero de candidato a câmera federal. Sabendo-se que, nesse estado, o numero de candidato à câmera federal adicionado ao numero de candidatos ao Senado federal era igual a 65, é correto concluir que, nesse estado, o numero de candidatos à câmera Estadual em 2006 foi:
a) Inferior a 150
b) Superior a 150 e inferior a 160
c) Superior a 160 e inferior a 170
d) Superior a 170

Resolução:

Senado Federal X
Câmara Federal 12x
Câmara estadual 36x
12x + x = 65 x=5 logo: 36x= 180


Gabarito: d

Questões da banca CESPE/UnB com Gabarito para o concurso dos correios

Estas são algumas questões da CESPE/UnB para os futuros candidatos que já estão se preparando para o concurso dos correios. As inscrições já começaram e muitos já estão estudando para o concurso dos correios 2011 que será realizada através da banda examinadora CESPE/UnB. São várias questões dos últimos concursos realizados pela CESPE. Além de matemática e português as questões de informática também serão assunto neste próximo concurso dos correios, então abaixo vai uma sequência de questões importante para você ir treinando suas habilidades e conhecimentos.
Todos os dias nosso blog vai está com muitas questões resolvidas e comentadas de português, matemática e conhecimentos gerais, estaremos estudando junto com vocês. Não se esqueça de salvar nos favoritos para lembrar-se de dá uma passadinha aqui. Bons estudos.



1.O backup é um procedimento utilizado para a manutenção de cópias de arquivos e documentos considerados importantes. Pode-se
citar, como exemplo de dispositivos de backup, as fitas DAT, as fitas DLT, os CDs graváveis, os disquetes de 3½", os CDs
regraváveis, entre outros. Acerca desse assunto, é correto afirmar que os dispositivos de backup menos confiáveis incluem
A disquetes de 3½".
B fitas DAT.
C fitas DLT.
D CDs graváveis.
E CDs regraváveis.
2.Para a criação de um software, utilizando-se a linguagem de
programação Delphi, são necessários alguns procedimentos
específicos. No que se refere à estrutura Delphi, seus projetos
e dados, assinale a opção correta.
A Um arquivo de projeto (.dfm) contém as informações
básicas e gráficas do projeto, além de seus formulários.
B Uma unit contém os códigos Object Pascal (.pas) com as
ações de aplicativo, que podem estar associados a
formulários.
C A orientação a objetos não é uma alternativa implementada
no Delphi, o que significa que o Delphi é uma linguagem
orientada a eventos.
D A criação de novos formulários para a programação de
aplicativos não é possível sem que o FORM esteja
associado a uma instrução de debug.
E O reaproveitamento de units no Delphi não é possível
devido ao tipo de criação do FORM que depende, por sua
vez, do projeto.
3.Acerca do conceito de protocolos TCP/IP e sua utilização em
redes de computadores, assinale a opção correta.
A Os protocolos POP ou IMAP são utilizados para o
recebimento das mensagens de e-mail, enquanto o
protocolo SMTP é utilizado para o envio de e-mail.
B O FTP é um protocolo implementado para o envio e o
recebimento de mensagens de correio mais avançado que
o SMTP.
C O ARP, utilizado no TCP/IP, é um protocolo de transporte
orientado a conexão.
D O RARP, utilizado no TCP/IP, é um protocolo de
transporte não-orientado a conexão.
E O SNMP é o protocolo mais utilizado para a troca de
informações nos chats na Internet.
Um usuário usou um site de busca para fazer uma consulta na
Internet. Como a pesquisa que ele realizou era muito extensa, a
ferramenta utilizada retornou milhares de informações, sendo
necessário fazer um refinamento da pesquisa. Considerando essa
situação, assinale a opção incorreta quanto às formas de pesquisa
em sites de busca.
A Em um modelo de busca avançada sobre um resultado, a busca
booleana pode ser da forma E, em que será inclusa uma palavra
e outra, ou da forma OU, em que o resultado é exclusivo, ou um
ou outro.
B O resultado da busca pelas palavras INSTITUIÇÕES DE
DIREITO produz o mesmo resultado se as palavras forem
colocadas entre aspas “INSTITUIÇÕES DE DIREITO”. (x)
C O resultado da busca INSTITUIÇÕES + DIREITO produz o
mesmo resultado da busca INSTITUIÇÕES E DIREITO.
D Em uma busca avançada podem ser colocados parâmetros com
o objetivo de refinar o resultado de uma pesquisa, para que não
retornem milhares de resultados.
E Palavras comuns como as preposições tendem a ser excluídas
quando passadas como parâmetro de entrada dos mecanismos de
busca, pois, quando incluídas em uma busca, a quantidade de
resultados é maior.
4.Streaming é uma forma de difusão de conteúdo multimídia em redes
de computadores. Por meio do uso de streaming é possível fazer a
transmissão de áudio e vídeo, possibilitando que usuários assistam
a filmes ou escutem rádios pela Internet. Com relação a algumas
ferramentas e a características de difusão de conteúdo multimídia na
Internet, julgue os itens a seguir.
I O Windows Media Player é um software que permite que
usuários assistam a vídeos pela Internet.
II O Real Player da Real Networks é um software que permite que
usuários assistam a vídeos pela Internet.
III O Quick Time da Apple é um software que permite que usuários
assistam a vídeos pela Internet.
IV Existem basicamente dois tipos de streaming, ao vivo e
on demand.
V A qualidade de um streaming é influenciada pela velocidade da
conexão à Internet, uma vez que o fluxo de dados deve ser
contínuo.
A quantidade de itens certos é igual a
A 1.
B 2.
C 3.
D 4.
E 5.

5.A respeito das características de softwares antivírus, assinale
a opção correta.
A Softwares antivírus, uma vez instalados, protegem
totalmente o computador contra qualquer tipo de vírus sem
necessitar de atualização.
B A atualização da grande maioria de softwares antivírus não
é feita pela Internet porque depende de atualizações de
seguranças críticas.
C Um software antivírus não é capaz de procurar por e-mails
que contenham vírus, uma vez que o arquivo tem de ser
salvo na máquina para depois ser avaliado.
D Um antivírus é um software dotado de critérios de
avaliação avançadas para a proteção inclusive dos
periféricos, como impressora e mouse.
E Um software antivírus procura normalmente por vírus de
computador em arquivos com extensão mais comuns,
como .exe, .com, .doc, entre outras.
6.O administrador da rede de computadores do TJRR
resolveu migrar o tipo de endereçamento de rede TCP/IP,
que era estático, para uma distribuição dinâmica. Como
solução para fazer a distribuição dinâmica dos endereços,
ele utilizou o DHCP (dynamic host configuration
protocol).
Na situação hipotética acima, acerca da decisão tomada pelo
administrador e com relação ao DHCP, assinale a opção
correta.
A O DHCP é um serviço de rede integrado com o sistema de
arquivos FAT32 do sistema operacional Windows.
B O DHCP permite a distribuição de endereços IP com base
no endereço MAC das placas de rede.
C Uma maneira de distribuir endereços IP para as estações
sem o uso do DHCP seria a implantação de um servidor
de nomes DNS para aliviar a carga da rede.
D Por meio do DHCP, que faz a resolução de nomes na
rede, é possível distribuir o endereço IP com base no
nome da estação.
E O uso do DHCP pelo administrador foi incorreto, pois,
para distribuir endereços IP na rede, o protocolo adequado
é o IPX (Internet protocol extended).
7.No que se refere ao funcionamento de um computador e de seus
componentes, assinale a opção correta.
A O conceito de hardware está ligado à parte física e lógica do
computador, como, por exemplo, mouse, teclado, monitor,
gabinete e BIOS.
B O conceito de software está ligado diretamente ao hardware,
ou seja, é um programa específico para um determinado tipo
de hardware.
C O teclado auxilia o usuário a passar comandos que serão
interpretados pelo sistema operacional. Dessa forma, ao
contrário do mouse, ele é considerado um dispositivo de saída
de dados.
D Um sistema operacional é considerado um hardware
especializado, que, por meio de programas e interfaces
amigáveis, ajuda o usuário a controlar os dispositivos de um
computador.
E O mouse auxilia o usuário a realizar as tarefas de forma mais
rápida por meio de cliques que são interpretados pelo sistema
operacional. Por isso, ele é considerado um dispositivo de
entrada de dados.
8.Acerca de características, arquitetura e cabeamento de uma rede
local (LAN), assinale a opção correta.
A Uma LAN é caracterizada por altas taxas de transmissão de
dados e altas taxas de mecanismos de controle de erro.
B Em uma LAN, as distâncias físicas alcançam algumas
centenas de quilômetros.
C Os cabos coaxiais são empregados constantemente em LANs
devido ao seu fácil manuseio e ao baixo custo.
D A topologia em barramento, empregada, por exemplo, nas
redes ethernet e fast-ethernet, é bastante utilizada em LANs.
E A topologia física em estrela não é utilizada em LANs, pois
um concentrador de dados não é aconselhado.

9.Uma nova conta de usuário foi criada na rede de dados
do TJRR integrada com a conta de correio eletrônico. O novo
usuário solicitou a um técnico que o seu cliente de e-mail
fosse configurado utilizando um software de correio
eletrônico. O técnico, atendendo ao pedido do usuário,
configurou o Microsoft Outlook.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
I Não é possível a criação de uma conta de usuário na rede
integrada com uma conta de correio eletrônico.
II Apesar de ser possível a criação de conta de correio
eletrônico integrado, o software Microsoft Outlook não
suporta configuração de e-mail e sim de GroupWare.
III Uma alternativa de configuração do cliente de e-mail para o
usuário seria a utilização, por exemplo, do Microsoft Outlook
Express.
IV A configuração de um cliente de e-mail, entre outras
necessárias, envolve a definição do servidor POP ou IMAP e
do servidor de SMTP.
V É possível a configuração de uma conta de acesso à rede
integrada com o correio eletrônico por meio do cliente
Microsoft Outlook.
A quantidade de itens certos é igual a
A 1.
B 2.
C 3.
D 4.
E 5.




Gabarito:




1.a 2b 3a 4e 5e 6b 7e 8d 9c

Exercícios resolvidos de Excel para concurso público 2011 Atualizado

Para os candidatos a concurso público esta é uma oportunidade de estudar por exercícios resolvidos de Excel para concurso. Atenção para que vai se inscrever para o concurso dos correios 2011. Além desses exercícios iremos disponibilizar muito mais. Outras questões serão postadas para que muitos possam estudar e se aprofundar mais ainda em informática para concurso. Como o assunto de informática é bem amplo então é necessário o conhecimento de muitos exercícios resolvidos com gabarito, para o candidato tirar as dúvidas e analisar o nível de seu conhecimento. São exercícios atualizados e resolvidos.

1.Se a célula B2 tiver o valor 500 e na célula C4 o valor 15, para multiplicar esses valores usa-se a seguinte fórmula:
a) =B2*C15
b) =B2/C4
c) =B2+C4
d) =B2*C4
2.Sabe-se que a maneira mais correta do uso de fórmulas no Excel é por maio das referências das células. Mas, desconsiderando este conceito muito importante, marque a alternativa correta quanto ao resultado desta operação: =(600-520)*5+300-20*5.

a) 600
b) -600
c) 200
d) 320

3.Considerando que o valor 40 está contido na célula A5 e o resultado da fórmula =A5*10 na célula C2, então o valor de C2/A5 será:
a) 10
b) 40
c) 20
d) 30
4.Ao digitar na célula A1 a palavra Aluno I e arrastar até a célula A10, na penúltima deste intervalo (A9), conterá o conteúdo:
a) Aluno 3
b) Aluno 2
c) Aluno 9
d) Aluno 7
Gabarito 1d – 2a – 3a – 4c

domingo, 27 de março de 2011

Exercícios de informática para o concurso dos correios 2011

Exercícios de informática para o próximo concurso dos correios 2011 que será pela banca CESPE/UnB. São exercícios importantes de informática para concurso público e está dentro do assunto pedido no Edital do concurso dos correios. Abaixo o gabarito com a resposta desses exercícios de informática:
1.O identificador numérico utilizado pelo protocolo da internet para identificar os servidores desta rede é denominado:
a) e-CEP
b) http.
c) e-mail
d) endereço IP.
e) www
2.A transferência de um arquivo de um servidor na internet para o computador de um usuário é denominada:
a) FTP.
b) Link
c) Download
d) TCP
e) Chat
3.O serviço da internet que possibilita aos usuários trocar informações em tempo real denomina-se:
a)IRC
b)Telnet
c)Gopher
d)FTP
e)E-mail
4.cada página WWW possui um endereço único denominado:
a) Location
b) URL
c) DNS
d) FTP
e) E-mail


Gabarito:
1d – 2c – 3a – 4b

O Windows Defender - Vista para o concurso dos correios 2011

Curso de O Windows vista para o concurso dos correios 2011

O Windows Defender (anteriormente chamado Microsoft AntiSpyware) é uma funcionalidade do Windows Vista que ajuda os utilizadores a protegerem o seu computador contra pop-ups, mau desempenho e ameaças de segurança causadas pelo spyware.
Nesta secção usamos o termo spyware coloquialmente para nos referirmos a um conjunto de programas de software que podem ser instalados num PC inadvertidamente ou sem o consentimento do utilizador. Para aprender mais coisas sobre esse software potencialmente indesejado, vá a www.microsoft.com/athome/security/spyware/software/msft/strategy.mspx e www.microsoft.com/windowsdefender.
O Windows Defender permite-lhe tomar decisões conscientes sobre o software instalado no seu PC oferecendo protecção sempre ligada que vigia locais-chave do sistema, procurando pelas alterações que assinalam a presença de spyware. Tecnologias superiores de análise e de remoção usam definições de spyware actualizadas criadas pela Microsoft, com a ajuda dos utilizadores do Windows Defender que apresentam relatórios de novo spyware potencial.
Da instalação à manutenção e actualizações, o Windows Defender é simples de usar e vem com definições pré-configuradas e dá-lhe orientação para o ajudar a ficar e manter-se em segurança. Uma inteface de utilização melhorada dá-lhe mais controlo sobre o seu software. Tarefas comuns, como procurar, bloquear e remover software indesejado, são mais fáceis de que nunca, e um Explorador de software ajuda-o a entender que software e serviços estão a correr no seu computador, e pára ou desactiva o software “clandestino”. O Windows Defender trata automaticamente de muitas tarefas comuns e interrompe-o ou alerta-o apenas em caso de haver problemas sérios que requerem atenção imediata.
O Windows Defender aproveita muitos dos aperfeiçoamentos de plataforma no Windows Vista, incluindo tecnologia de caching melhorada que permite às análises correrem mais depressa, e o Controlo das contas dos utilizadores, que permite que o software corra sem privilégios de administrador.
A integração com o Microsoft Internet Explorer permite que os ficheiros descarregados sejam analisados antes de serem guardados e executados, reduzindo as hipóteses de o spyware ser instalado por acidente. A funcionalidade scan on execute oferece mais uma camada de protecção, e a integração com o Centro de Segurança do Windows ajuda--o a seguir o rasto da protecção contra spyware, ao lado de outras funcionalidades de segurança.
O Windows Defender está disponível para Windows XP SP2 e Windows Vista. O Windows Defender e as actualizações de definições a ele associados também estão disponíveis em base contínua como downloads gratuitos isolados para clientes que usem o Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 que validem o seu software através do programa Vantagem Genuína Windows.
Protecção contra spyware
Para ajudar a proteger os seus dados e o seu computador, o Windows Defender depende de três tecnologias: análise e remoção de spyware, protecção a tempo real, e actualizações contínuas.
3.08 Windows Defender
60 Guia do Windows Vista
Buscas e remoção de spyware
Por omissão, o Windows Defender analisa o seu computador procurando spyware todos os dias às 2:00 da manhã, a menos que especifique um horário diferente. Durante a análise, o Windows Defender age automaticamente sobre os itens de Severidade Alta, Média e Baixa, dependendo das suas preferências.
Pode também analisar depressa os locais mais comuns, como os ficheiros de programas e os objectos de ajuda do browser do Internet Explorer no seu computador a qualquer altura clicando no botão Scan. Geralmente, uma análise rápida consegue detectar o spyware mais comum no seu computador. Pode também escolher fazer uma análise completa ao sistema, que leva mais tempo mas examina todo o seu computador procurando sinais de spyware usando um conjunto de definições mais completo. Pode também especificar uma análise personalizada usando o menu para analisar áreas específicas do seu computador, como o armazenamento amovível.
Quando uma análise estiver completa, o Windows Defender notifica-o de qualquer spyware que descubra no seu computador. Depois dá-lhe opções para tratar de cada ameaça e recomenda acções apropriadas para a maioria dos casos. Regra geral, há quatro acções que pode tomar quando uma ameaça é detectada:
● Ignorar: Não é tomada nenhuma acção, mas
a ameaça potencial continuará a ser detectada
em buscas posteriores.
● Quarentena: Faz uma cópia de segurança ao software num local seguro e depois remove-o. Isto impede que o software corra, mas pode ser restaurado, caso seja necessário.
● Remover: Apaga completamente o software do computador.
● Permitir Sempre: Acrescenta o software à lista de “itens permitidos”. Não será detectado em buscas posteriores.
O Windows Defender pode analisar e remover software mesmo se o utilizador não estiver ligado como administrador – por omissão, não administradores podem agir sobre os itens detectados. Podem escolher remover, colocar em quarentena ou ignorar os itens.
Protecção a tempo real
As buscas podem remover o spyware existente, mas para o proteger contra ameaças novas ou desconhecidas, o Windows Defender inclui agentes de vigilância para protecção a tempo real. Vários agentes de segurança vigiam áreas cruciais do computador que o spyware pode tentar modificar: o arranque automático, a configuração do sistema, os add-ons do Internet Explorer, a configuração do Internet Explorer, os downloads do Internet.
Explorer, os serviços e os drivers, a execução de aplicações, o registo de aplicações, e os add-ons do Windows. Estas áreas cruciais do computador representam os pontos de entrada comuns do spyware.
Tipicamente, o spyware tem de modificar uma destas áreas para correr automaticamente ou espiar o que o utilizador fizer sem que consinta. Se ocorrerem quaisquer alterações a estas áreas, o Windows Defender notifica-o e deixa-o permitir ou bloquear esta actividade. Algum software legítimo pode comportar-se de maneira algo suspeita, por isso o Windows Defender ajuda-o a tomar decisões sobre se o vai ou não permitir no seu sistema mostrando-lhe a percentagem de outros utilizadores do Windows Defender que já o permitiram. Tipicamente, o software legítimo terá uma alta percentagem de permissão.
Definições actualizadas
Como o spyware é uma ameaça em constante evolução, o Windows Defender certifica--se automaticamente que tem as últimas definições antes de uma análise agendada, para que fique melhor protegido das novas ameaças. As actualizações das definições são criadas pelos analistas da Microsoft com a ajuda de uma rede activa de utilizadores do Windows Defender que apresentam relatórios de spyware. Estes relatórios ajudam a manter a Microsoft – e o utilizador – um passo à frente das ameaças novas e emergentes provenientes do spyware.
Os clientes podem entrar nestas redes a dois níveis diferentes. Os “participantes de base” podem apresentar relatórios que não incluem informações pessoalmente identificáveis – embora isto possa resultar em relatórios incompletos sobre o spyware. Os “participantes avançados” podem escolher enviar um relatório completo que pode incluir algumas informações pessoalmente identificáveis. São também alertados acerca do software desconhecido que tem comportamentos semelhantes ao do spyware.
_______________________________
Aguarde algumas questões para o concurso dos correios referente ao windows vista, matéria que será assunto neste concurso.

Questões de matemática para o concurso dos correios 2011

Algumas questões de matemática para concursos parecem ser de fácil resolução, mas é importante conhecer bem o enunciado da questão, pois nem sempre saber as quatro operações ajuda o candidato em algumas questões. Questões de matemática importantes podem cair na prova dos correios 2011 e é essencial está por dentro do que o enunciado pede. Muitas vezes as questões de matemática só exige atenção do candidato ao ler o que pede e se não tiver muita atenção poderá se equivocar e marca a alternativa errada. Por isso neste concurso dos correios 2011 estude muito, mas lembre de dá muito mais atenção as questões de matemática.


1.Um comprimido de vitamina C contém 500 miligramas (500mg) dessa vitamina. Se uma pessoa tomar 1 comprimido por dia, quanto vai ingerir de vitamina C ao final de uma semana?
a) 3 gramas e meio
b) 4 gramas
c) 7 gramas
d) 5 gramas e meio
2.A espessura de um vidro é 2,3 cm. De quantos milímetros é a espessura desse vidro?
a) 23 mm
b) 230 mm
c) 0,23 mm
d) 0,023 mm
3.A hélice do motor de um navio, girando a 300 rotações por minuto, permite que se percorra uma distância entre duas cidades em 64 horas. Se as rotações aumentassem para 800, em quanto tempo seria percorrido a mesma distância?

a) 20 horas
b) 22 horas
c) 24 horas
d) 26 horas
4. Uma locomotiva puxa 10 vagões de carga com um motor de 2500 HP, à velocidade de 40 km/h. A que velocidade duas locomotivas, com motores de 2000 HP, puxaria 25 vagões iguais?
a) 26,8 km/h
b) 25,6 km/h
c) 24,9 km/h
d) 27,7 km/h

Gabarito: 1a 2a 3c 4b

O que cai na prova do concurso dos correios 2011

Este ano de 2011 será realizado o concurso dos correios e muitos já estão se preparando para estudar, pois as provas ocorrerão em breve e a cada dia os candidatos aproveitam o máximo para se aprofundar nos assuntos. Como as matérias não são tão difíceis este concurso dos correios 2011 será bem concorrido, aquele que praticamente fechar a prova terá maiores chances de conquistar a vaga. O candidato precisará de muita preparação para realizar esta prova, pois apesar do assunto da prova ser fácil o numero de escritos será muito alto e a concorrência, consequentemente, também. Veja a lista do que cai na prova do concurso dos correios 2011 que será elaborada pela CESPE/UnB:
PORTUGUÊS:
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10. Significações das palavras. 11. Formações de palavras.
MATEMÁTICA:
1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1.o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10. Porcentagem. 11. Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12. Princípios de geometria: perímetro, área e volume.
INFORMÁTICA:
1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços

______________________________________
Isso é tudo que vaia cair na prova do concurso dos correios 2011 e você já pode começar a estudar, pois será uma prova com sessenta questões referente a este assunto.

sábado, 26 de março de 2011

Como enfrentar a pressão psicológica na hora de uma prova de concurso

Não é só por que o candidato estudou muito significa que vai fazer uma prova excelente, claro que ele vai acertar muitas questões, mas por causa da pressão psicológica que ele sofre pode errar algumas questões ou até mesmo muitas. Preocupado com o tempo ele acaba não percebendo um simples sinal de menos ou uma acentuação gráfica ou um enunciado confuso que pede a alternativa errada e não a correta. É muito importante se tranquilizar na hora de fazer uma prova, pois uma simples questão pode definir uma boa posição na classificação final. Mas como evitar danos na prova devido à pressão psicológica?
- Evite se preocupar com o tempo de realização da prova.
- Releia com muita calma o enunciado.
- Sublinhe palavras como CORRETO, NÃO, ERRDADA, RESPECTIVAMENTE que surge no enunciado.
- Não se preocupe se há uma questão que você não saiba, pule e parta para resolver a outra, depois volte e tente resolve-la relendo várias vezes o enunciado.
- Vá ao banheiro antes para não precisar ir durante a prova, cada segundo é valioso.

Para os que vão estudar para o concurso dos correios 2011 lembre-se que serão 60 questões para se resolver em três horas e meia. Realmente não é muito tempo, mas saiba que se você estudar e mantiver a calma dá para resolver todas as questões e ainda sobrar tempo. Para o gabarito basta somente deixar 12 minutos, o suficiente para marcar as 60 questões sem se preocupar com o estouro do tempo.

Como funciona o recurso em concurso público

Quando o candidato vai fazer uma prova existe uma possibilidade de pelo menos uma questão conter duas respostas ou em seu anunciado não está claro quanto ao que pede realmente. O recurso em concurso existe para que o candidato reivindique seus direitos quanto a essas questões elaboradas erroneamente. Esses erros costumam acontecer porque o examinador tem a função de elaborar questões que possa levar o candidato ao equivoco, mas por causa de um pequeno detalhe quem acaba se equivocando é o examinador. Muitas vezes são pequenos erros como a duplicidade de resposta e a má utilização de palavras no enunciado. Fique atento com prova de concurso, pois é muito comum a existência de questões mal elaboradas. Geralmente essas questões aparecem em quantidade de 1 ou 2 numa prova de 40 questões. O recurso deve ser pedido através de formulário online disponível na empresa que realizou o concurso sempre dentro do prazo estipulado pela mesma.
Quando o candidato tem razão em um recurso à questão é anulada e o ponto vai para todos. Agora que você sabe como funciona um recurso em concurso então fique atento para não perder ponto.

Questões de informática para concurso dos correios 2011 - CESPE/UnB

Muitas questões de informática para o concurso dos correios 2011 para você estudar e praticar seus conhecimentos. São questões relacionadas a noções de informática para concursos com assunto como Excel. Neste próximo concurso dos correios cairão noções informática e o candidato deverá estudar muitas coisas voltadas para esta área como Wold, Windows XP e Vista, internet entre outros. Neste ano de 2011 quem vai realizar a prova do concurso dos correios é a CESPE/UnB. Abaixo questões importantes para aumentar o seu conhecimento mais ainda.:
1.Qual o processo para criar um gráfico no Excel?
a) Menu Exibir e escolher a opção gráfico.
b) Menu formatar e escolher o submenu gráfico
c) Menu inserir e escolher a opção gráfico
d) Menu formatar e escolher o submenu gráfico, depois clicar em criar.
2.Qual das alternativas é a função para calcular a raiz quadrada de um número da célula B2?
a) =RAIZ(B2)
b) =RAIZ
c) =SOMA(B2)/2
d) RAIZ(B2)
3.Qual é a função da unidade monetária no Excel?
a) Mudar a cor das células.
b) Formatar células em formato monetário, (R$)
c) Aumentar as casas decimais.
d) Centralizar os textos digitados nas células.
4. Quando queremos formatar uma planilha usando os exemplos prontos de formatação do Excel utilizamos a opção:
a) Formatar
b) Autoformatação
c) Exibir
d) Ferramentas

Gabarito:
1c – 2a- 3b- 4b

sexta-feira, 25 de março de 2011

Qual a pontuação necessária para passar em concurso?

Essa é uma dúvida que muitos candidatos têm depois que faz uma prova de concurso e confere o gabarito. Na realidade essa pontuação pode variar muito, mas existe sim uma média que se pode ter uma ideia se você passou ou não. Geralmente as concorrências que não passa de 30 por vaga com uma pontuação acima de 85% da prova tem chance de passar e quando a concorrência é 50 por vaga com 90% da prova acima pode ser que esteja passado. Concorrência que fica entre 80 e 90 por vaga você precisa de praticamente fechar a prova, mas em alguns casos com 90% da prova pode está aprovado. Isso irá depender do nível da prova, quanto mais difícil para você mais vai ficar para os outros. Existem algumas questões que quase todo mundo consegue resolver facilmente e outras que uma pequena parcela acerta e errar uma simples questão, quando a concorrência é alta, pode lhe deixar em uma colocação muito baixa.

Não se usa o hífen – Atualizado 2011

Agora você vai aprender um pouco da mudança que houve com a utilização do hífen nas palavras, veja onde não se usa o hífen:
- Sempre que desapareceu a noção de composição da palavra, o que acontece quando um elemento se adaptou foneticamente ao vizinho ou perdeu a sua vida autônoma: aguardente, girassol, madrepérola, sobremesa, paraquedas, mandachuva etc.
- Quando o prefixo (ou elemento de composição) pode ser aglutinado sem prejuízo da clareza ou sem promover pronúncias errôneas: subdiretor, aeroporto, bimotor, bioquímico, termoelétrico ou termelétrico, pretônica, anticomunista, antevéspera, superlotado, infravermelho, semibárbaro, radiouvinte, radioatividade, retropropulsão etc.
- Nas locuções: Da gema (gentílico), um a um, de vez em quando, à toa ( locução adverbial), a fim de, ora bolas!. Mas: de mão-cheia, vice-versa, de meia-noite, sem-par, sem-sal, por serem consideradas palavras compostas, e não locuções.
- Em expressões do tipo: estrada de ferro, doce de leite, cor de café, anjo da guarda, relógio de bolso, farinha de trigo, etc.
- Com o radical RADIO, sem hífen, sempre: radiouvinte, radiopatrulha, radiocomunicação etc.

Questões de acentuação para concurso do novo acordo ortográfico

Uma série de questões de concurso incluído o novo acordo ortográfico que já está em vigor e caem em prova de concurso. Geralmente questões de acentuação gráfica são comuns em provas de concurso e a maioria dos concursos já vem com questões referentes ao novo acordo ortográfico. Abaixo uma lista de questões de acentuação para concurso com o gabarito.

1.Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó –avô – pajé – café – jiló
b) parabéns – vêm – hífen – saí – oásis
c) vovô – capilé – Paraná – Lápis – régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, imã, ipê, abricó.

2. Qual a alternativa que tem erro de acentuação:

a) também, lápis, café, pá
b) repórter, álbum, órfãs, móveis.
c) austéro, cônsul, éter, fácil.
d) éter, caíste, sérias, papéis.
e) heroína, país, saúde, compôs.
3.Quanto a acentuação:
1. Voo, pessoa, amêndoa, garoa
2. Guarani, urubu, álbuns, lápis.
3. Caracteres, cadáver, açúcar, raiz.
4. Desdém, troféu, baú, júri.
5. Jovem, nuvem, éden, órfão.
a) Estão corretas 1 e 4.
b) Estão corretas 2 e 5.
c) Está correta somente a 3.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma está correta.



___________________________





Gabarito:



1a - 2c - 3d

Aulão grátis para o concurso dos correios 2011 - questões resolvidas de matemática


Aulão grátis para quem está estudando para o próximo concurso dos correios 2011. Questão resolvida de matemática de provas anteriores. Aula de matemática para o concurso dos correios 2011 com dicas de um professor. Vídeo-aula grátis resolvendo questões para concursos.

Questões para o concurso dos correios 2011 - banca CESPE/UnB

20 questões de português para o concurso dos correios 2011 que será realizado pela CESPE/UnB. Um simulado para quem está estudando para o concurso dos correios 2011 e quer se aprimorar mais ainda. Abaixo você encontrará o gabarito completo das 20 questões de português incluindo interpretação de texto. A prova do concurso dos correios este ano constará de 60 questões incluindo português, matemática e informática.

Leia texto abaixo transcrito e, em seguida,
responda às questões a ele referentes:
Amigos de infância e a aposentadoria
(Ignácio de Loyola Brandão))
Não! Não sonho com a aposentadoria. Apavorame
acordar e pensar que terei o dia inteiro a preencher
com uma série de nadas. O que é o nada senão o
vazio? Completar o vazio com o vazio? Muitas vezes,
quando vou à minha cidade, encontro amigos que
cresceram comigo. Uns vieram para São Paulo, se
formaram e voltaram. Outros ficaram por aqui. Alguns
desapareceram pelo mundo. Havia um japonês
tranqüilo, o Tuneu Yuta, cujo pai tinha uma tinturaria.
Outro dia me contaram que ele vive no Amazonas e fico
imaginando o que faz na floresta que é o mistério que o
Márcio Souza procura compreender em seus livros.
Meu pai sempre me alertava: por que não
estuda como os japoneses? Sempre são os primeiros
da classe. Todos eram bons em matemática. E eu, uma
negação. Os Hashimoto me deixavam admirado.
Acordavam de madrugada, ajudavam os pais na feira e
iam para o ginásio. Ainda por cima eram bons
nadadores! Como encontravam tempo? Trabalhar,
estudar, fazer lições, treinar. Nunca estavam de mau
humor. O Paulo, ao menos, que estava na minha
classe, vivia sorridente.
Já o Jemsey, da sorveteria da rua 5, nos pregou
a primeira peça. Mostrou que éramos jovens, porém
mortais.
Um dia, moço de tudo, Jemsey morreu e nos
alertou. Tudo isso aqui é muito rápido. Havia ainda o
Kakuzo, bom na escola, mas malandro. Morava no hotel
dos pais, perto da estação, e contava cada história
sobre as hóspedes! Ele sempre as via nuas, recebendo
amantes. Algumas até o convidavam para o quarto.
Kakuzo alimentava o imaginário erótico. Verdade ou
não, ele funcionou como uma espécie de Império dos
Sentidos para aquela molecada de 11, 12 anos.
Não vi mais a maioria daquele grupo. De vez em
quando, um telefonema, um reencontro. Orival
Argondizo, irmão do Argeu, o piloto, reapareceu
subitamente, tem uma farmácia na Vila Formosa. Meu
problema, quando revejo antigos companheiros
perdidos no tempo, é a insistência deles: “Por que não
se aposenta?” Eu os contemplo, repetitivos,
comentando a polícia local, futebol, as fofocas sobre
mulheres que hoje são avós (respeitáveis a maioria;
outras, “desencaminhadas” e se divertindo como
sempre se divertiram, optando pelo hedonismo puro).
Senhores ansiosos a inventar possibilidades
irrealizáveis com as Lolitas que passam em vestidos de
verão. Sempre recordando os “bons tempos”. Bons são
estes de agora.
Ouço-os, angustiados. Desajustados porque se
recusam a colocar os pés no chão. Olho para muitos
deles e pergunto se também estou assim, desgastado
pelo tempo, sem perspectivas. Seria o fato de terem,
durante a vida, tido empregos e não trabalhos?
Emprego é o que se faz para sobreviver. Trabalho é o
prazer, o sonho. Sei! Em um país como o nosso, poucos
podem fazer pelo prazer, o dia a dia obriga ao emprego
rotineiro.
Outro dia, preocupado, falei com meu tio José,
75 anos, sobre crise. “Crise! Desde criança ouço falar
nela. Havia época em que não comeríamos mais carne,
noutra faltaria feijão, e emprego, e perderíamos a casa,
reduziriam salários, sairíamos presos. A crise corria no
boca a boca. A crise nasce e morre com a gente. E nem
sabemos sobre o lado de lá”... Não! Não sonho com a
aposentadoria. Mas sonho com uma transgressão.
Acordar tarde, não ir para o trabalho, tomar um longo
café da manhã, abrir um livro, ouvir um CD, regar
plantas, descer para a rua, vagabundear, apanhar uma
sessão da tarde na tevê com um daqueles filmes
desbotados dos anos 60, dormir um pouco, acordar,
olhar o crepúsculo, tomar uma frozen margarita, jantar e
ver se a Adriana Esteves continua má como
personagem e boa atriz (dou a mão à palmatória) em
Torre de Babel.
Em seguida, um livro e dormir com ele nas
mãos. Em paz, apesar da crise. Por um dia, está bem.
Mas, repetir tudo amanhã, e depois, e depois?
Brandão, Ignácio de Loyola. Crônicas para ler na escola /
Ignácio de Loyola Brandão: seleção e apresentação Regina
Zilberman. – 2ª Edição – Rio de Janeiro:Objetiva, 2010.
1. Para o narrador, o que a aposentadoria significa?
a o bom coroamento por muitos anos de dedicado
trabalho.
b O ócio, o tédio e a melancolia.
c a possibilidade de viajar muito.
d a chance de fazer aventuras.
e a disponibilidade de mais tempo para a leitura.
2. O texto estudado, em sua predominância, é:
a dissertativo
b narrativo
c descritivo
d temático
e conotativo
3. A linguagem empregada no texto,
predominantemente, é:
a metafórica
b inverossímil
c conotativa
d figurada
e denotativa
4. Assinale a opção CORRETA:
a O narrador enaltece os privilégios e os
favorecimentos ensejados pela aposentadoria.
b Para o narrador, os chamados “bons tempos” são
os saudosos, que pertencem ao passado.
c O narrador faz uma reflexão sobre a transitoriedade
da vida humana.
d O narrador aguarda, ansiosamente, a chegada de
sua aposentadoria.
e O pai do narrador censurava o estilo de vida dos
japoneses.
5. O que pensa o narrador dos seus amigos de
infância?
a Que são ótimas companhias para a ociosidade dos
domingos.
b Ele pensa que seus amigos de infância são
desajustados porque não aceitam a realidade dos
fatos ensejados pela chegada da velhice.
c Que estão sempre em busca de espreitar a vida
alheia.
d Que merecem uma aposentadoria digna.
e Que cuidam bem de seus netinhos.
6. Marque a opção CORRETA, de acordo com o texto:
a O narrador não se conforma com a sua condição de
aposentado.
b O narrador parece ser um menino que traça planos
para o futuro.
c O narrador enaltece a operosidade e versatilidade
dos amigos de infância japoneses.
d Para o narrador, relembrar os amigos de infância
significa reviver o passado.
e Podemos dizer que o texto é memorialista, pois
reverencia as coisas do passado.
7. Assinale a opção INCORRETA, de acordo com o
texto:
a O narrador passa a sensação de que a vida é
eterna, e que adquiriremos a posteridade.
b Um dos traços que se pode extrair das reflexões do
texto são as fragilidades da natureza humana.
c Podemos afirmar que o texto tem uma conotação de
humanidade.
d O narrador se apavora com a idéia da
aposentadoria.
e Não apetece ao narrador aposentar-se.
8. Releia e responda: “Todos eram bons em
matemática. E eu, uma negação.” A construção
sublinhada estabelece com a construção
antecedente uma relação de:
a adição
b adversidade
c finalidade
d concessão
e consequência
A passagem adiante servirá de base para as
questões 09 e 10:
“Uns vieram para São Paulo, se formaram e
voltaram.”
9. Qual o sujeito da primeira oração?
a simples e composto ao mesmo tempo
b composto
c explícito
d oculto
e indeterminado, mas, de acordo com o contexto, são
os amigos do narrador.
10. Quantas orações há na construção?
a quatro
b duas
c uma
d três
e cinco
11. Releia e responda: “Ainda por cima eram bons
nadadores!” Esta declaração é:
a negativa
b afirmativa
c exclamativa
d positiva
e apelativa
12. A palavra matemática, presente no texto, é
acentuada graficamente por quê?
a É proparoxítona
b É oxítona
c É paroxítona terminada em CA
d É polissílaba
e É oxítona terminada em A
13. Releia e responda “De vez em quando, um
telefonema, um reencontro.” A oração grifada
estabelece uma relação de:
a negação
b tempo
c afirmação
d concessão
e adversidade
14. Os vocábulos desgastado e desbotado, presentes
no texto, mantêm entre si uma relação semântica de:
a causalidade
b oposição
c paronímia
d sinonímia
e antononímia
15. Releia e responda: “... apanhar uma sessão da tarde
de tevê com um daqueles filmes desbotados dos
anos 60,...” O verbo assistir, que é sinônimo do
verbo destacado nesta construção, tem, neste
contexto, uma transitividade:
a imprópria
b neutra
c direta e indireta
d direta
e indireta
16. Assinale a alternativa em que a palavra
“Paraguai” está separada corretamente:
a Pa-ra-gu-ai
b Pa-ra-gua-i
c Pa-ra-guai
d Pa-ragu-ai
e Para-guai
17. É considerada uma palavra polissílaba:
a tios
b varanda
c beber
d laranjeira
e substrato
18. O plural do substantivo está incorretamente
relacionado em:
a mel - méis
b plástico - plásticos
c porão - porões
d pastéu - pastéus
e táxi - táxis
19. A palavra “fracasso” tem como sinônimo:
a insucesso
b virtude
c devaneio
d absurdo
e fortuito
20. Marque a alternativa cujo espaço é preenchido
corretamente pela letra z:
a portugue_a
b esperte_a
c barone_a
d defe_a
e ca_amento

Gabarito:
1B- 2A - 3E -4C -5B -6C -7B -8B -9E -10D -11C -12A -13B -14D -15E -16C -17D -18D -19A -20B

quinta-feira, 24 de março de 2011

Questões de concursos consideradas armadilhas nas provas

Às vezes você estuda muito e acaba errando apenas uma questão em um concurso, mas existe questões que acabam sendo armadinhas, pois ela se repete na sequência de forma diferente, veja abaixo um exemplo de questão de concurso que caiu numa prova recentemente, era uma prova com 10 questões de português e a quinta questão se assemelhava com a sexta:
5. Quantas sílabas existem exatamente na palavra AMBIENTADO?
a) Quatro
b) Cinco
c) Três
d) Muitas
e) Algumas
6. A palavra AMBIENTADO é considerada________quanto ao número de sílabas.
a) polissílaba
b) proparoxítona
c) paroxítona
d) oxítona
e) pentassílaba
A resposta da questão 5 é a letra “b”, ou seja, AM-BI-EM-TA-DO e a resposta da questão 6 é a letra “a”, ou seja, polissílabo, pois tem mais de três sílabas. Nestas duas questões é importante observar que as duas pede a quantidade de sílabas, mas para um candidato desatencioso ele irá pensar que a questão 6 está se referendo a sílaba tônica, pois a questão anterior já mencionava sobre o numero de silaba. Esta é uma armadilha perigosa em prova de concurso e o candidato precisa está atento para essas armadilhas. Uma questão simples, mas que requer uma atenção dobrada. Observe também que na questão 6 na letra “e” ele cita a palavra “pentassílaba” dando entender que há muitas sílabas, mas não é a alternativa correta.

Questões de informática para o concurso dos correios 2011


Quem vai prestar o concurso dos correios sabe que uma das principais matérias exigida são noções de informática. Para quem deseja estudar através de vídeo-aula com um professor online, então essa é a oportunidade. Está disponível um vídeo grátis de questões comentadas e resolvidas de informática para o concurso dos correios 2011. Vários assuntos são abordados nessas questões e é importante que todos os candidatos que irão fazer o concurso dos correios 2011 estudem por essa aula onde são resolvidos exercícios e questões de concursos anteriores. São questões atualizadas de noções de informática já contendo o novo sistema operacional Windows 7.

Tipos de candidatos a concurso público

Se você pesquisar muitos concursos públicos em todo Brasil perceberá que a quantidade de pessoa que não consegue nem sequer alcançar os 50% da prova é extremamente alta em relação ao numero de escritos. Na realidade apenas uma pequena parcela de candidatos estuda e buscam muito conhecimento para está preparado para a prova, não sabemos precisamente a porcentagem, mas acredita-se que menos de 4% somente passa horas se aperfeiçoando nos estudos e os demais nem ligam para estudar. Na realidade uma porcentagem boa desses 4% pensa que sabe estudar e acabam perdendo seu tempo tentando decorar, ao invés de aprender, a matéria. Os principais tipos de candidatos são:
- Os que se inscreve por imposição dos pais.
- Os que se inscrevem contando com a sorte, essa acha que vai acertar todas as questões que não souber apenas porque teve sorte.
- Os que compram apostila, mas tem preguiça de estudar.
- Os que passam horas estudando, mas não aprende nada por não saber estudar.
- os que estudam muito, mas por ficar nervoso na hora da prova erra muita questão.
- Os que estudam muito e chega atrasado para fazer a prova e encontra o portão fechado.
- Os que não estudam, pois pensa em colar na hora da prova.
- Os que sempre estão fazendo concurso e estudando muito, esses sempre ficam pertos no cadastro de reserva.
- E os que estudam muito, estão sempre preparados, sabe estudar, pesquisa muita informação e ainda tem sorte de acertar as pouquíssimas questões que chutou. Esses sempre estão nas primeiras colocações.

Dicas importantes para o concurso da Petrobrás


Atenção candidatos que estão se preparando para o concurso da Petrobrás e precisa de algumas dicas sobre como resolver as questões na hora da prova. Esse vídeo vai lhe auxiliar dando dicas essências para você se preparar para o concurso da Petrobrás e outros também. São comparados os tipos de questões em seus respectivos níveis.

Programa sobre concurso público com entrevistas


Este realmente será o melhor programa sobre concurso público com entrevistas e novidades. É muito importante para os candidatos e futuros candidatos está por dentro das novidades que está rolando em todo Brasil e o programa sobre concurso público estará em breve disponível para a internet com muito conteúdo importante para você.

Provas anteriores do concurso dos correios com exercícios resolvidos

Desta vez muitas pessoas estarão se preparando para concorrer a mais um concurso bem disputado e quem for mais dedicado é que tem chance de conseguir uma classificação considerável. As provas anteriores do ultimo concurso dos correios talvez não sirva muito, pois a banca examinadora que vai realizar o concurso é a CESPE, então o ideal é procurar como são elaboradas as provas da CESPE e começar a estudar. Procurar questões de outros concursos que a CESPE realizou é uma boa forma para estudar. Fazendo uma boa busca na internet você vai encontrar muitos conteúdos dessa banca e poderá estudar de forma aprofundada. Algumas provas anteriores com exercícios resolvidos ou até mesmo com gabarito irá auxiliar nesta jornada. Pesquise em site de vídeo aulas com assunto da banca CESPE, muitos professores debatem as questões resolvendo-as e ensinando em uma vide-aula grátis. Agora tudo é válido para quem está determinado a passar neste concurso dos correios.

Apostila dos correios 2011 para baixa grátis ou comprada?

Na nossa vida muitas vezes tomamos decisões que pode fazer a diferença no futuro. Nem tudo que parece ser igual é realmente a mesma coisa. Ficar na dúvida entre baixar uma apostila para o concurso dos correios 2011 grátis ou comprar em uma loja online de confiança e renomada é uma decisão fundamental para o desempenho do candidato. Na maioria das vezes as apostilas para download grátis não são atualizadas e não contem muitos exercícios resolvidos e comentados, mas as apostilas que compramos de uma empresa de confiança vem com um conteúdo completo e atualizado com questões novas comentadas e explicadas. O preço de apostila pode variar para cada loja online, mas eu conheço uma loja que vende apostila do concurso dos correios por menos de dez Reais. Acesse aqui e compre a sua para ficar mais preparado que os outros candidatos que estão estudando para o concurso dos correios 2011. Eu sempre compro apostila por essa loja online, a entrega é rápida e segura.

As melhores Apostilas Digitais para concursos é www.konkursos.co

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.